Este suplemento saudável pode causar queda de cabelo, revela estudo

Cientistas alertam que consumo excessivo pode levar a processo de morte das células foliculares

Alto consumo deste alimento pode induzir queda de cabelo
Créditos: iStock/PonyWang
Alto consumo deste alimento pode induzir queda de cabelo

Recentemente, cientistas americanos descobriram por acaso a relação entre um alimento e a queda de cabelo. O óleo de peixe, indicado para uma alimentação saudável, acabou sendo apontado como um causador de calvície em mamíferos.

O óleo é um dos principais ingredientes dos suplementos de ômega-3, que são recomendados em dietas para controlar níveis de colesterol e glicemia.

A princípio, segundo a publicação da revista científica Cell Reports, os estudiosos tinham o intuito de analisar quais tipos de gordura poderiam promover o crescimento de tumores cancerígenos. Eles só não esperavam descobrir os efeitos destes alimentos na ocorrência da calvície.

De acordo com Bing Li, cientista da Universidade de Iowa (EUA), os resultados dos testes apontaram que o óleo de peixe pode ser um causador da queda de cabelo. Enquanto a manteiga de cacau, rica em gordura saturada, não apresentou o mesmo efeito.

Como funcionou o estudo?

Para o estudo, os pesquisadores submeteram três grupos diferentes de camundongos a dietas com: óleo de peixe, óleo de palma e uma dieta convencional.

Após alguns meses, os ratos que consumiram a dieta com óleo de peixe começaram a apresentar perda de pelos. A constatação acabou despertando o interesse dos pesquisadores, que aprofundaram a pesquisa.

Por que óleo de peixe leva à queda capilar?

Os cientistas descobriram que o ômega-3, presente no óleo de peixe, acaba acumulando na pele dos mamíferos. Pois, ao ser depositado na dermo, o óleo gera uma resposta de citocinas e estimula o sistema imunológico, o que pode desencadear em um processo de morte das células foliculares. A consequência disso é a queda dos fios.

“Curiosamente, observamos que nações que dependem fortemente de peixes gordurosos como fonte de alimento, como o Japão, apresentam maior incidência de perda de cabelo em comparação com outros países asiáticos”, comentam os autores do estudo.

Além disso, eles também citaram que a queda capilar pode ter muitos motivos e que o óleo de peixe poderia ser mais um. “Relatos de caso que uma dieta rica em atum induziu a queda de cabelo também apoiam nossas observações em estudos com animais. (…) Nossos estudos bem controlados em animais forneceram evidências sólidas para apoiar que o consumo excessivo de n-3 FAs [ômega-3] confere um efeito prejudicial ao causar queda de cabelo induzida pela dieta”, finalizaram.

Apesar da descoberta, os cientistas ressaltam que ainda é incerto se o processo de queda de cabelo nos ratos ocorre em humanos. Mas, por fim, eles sugeriram a realização de outras pesquisas sobre o tema.