7 dicas para interpretar a Informação Nutricional dos produtos
Você tem o costume de analisar a tabela de ‘Informação Nutricional’ dos produtos que compra?
Bom, se quer ter uma alimentação saudável, deveria. Segundo a nutricionista Claudia Bastos de Oliveira, relata em matéria do Minha Vida, parceiro do Catraca Livre, estar atento a essa relação – e comparar os produtos com base nela – ajuda a fazer melhores escolhas.
Pensando nisso, o site traz dicas de como interpretar a ‘Informação Nutricional’ dos produtos:
- 6 frutas secas que ajudam a afastar o diabetes, segundo estudo
- Harvard revela qual é o melhor chá para combater gordura localizada
- 4 frutas que aceleram a hipertrofia muscular de forma natural
- Com produtos 100% artesanais, casa de pães da Zona Sul tem o melhor pão de fermentação natural de São Paulo
1- Ordem dos ingredientes:
A lista descreve os ingredientes em ordem decrescente, ou seja, o elemento em maior quantidade para o de menor quantidade, afirma Claudia.
Ela explica que é importante estar atento principalmente à quantidade de açúcares (carboidratos), sódio e presença de gorduras trans. Ou seja, se no rótulo de um alimento você percebe que os ingredientes citados estão entre os primeiros, tente achar uma opção mais saudável.
2- Porção (gr ou ml)
É a quantidade do alimento que deve ser consumido, considerando-se uma dieta saudável. A indicação dos valores é referente à porção indicada na embalagem do produto e não a ele como um todo.
3- %VD:
É o valor diário recomendado da quantidade de energia ou de nutrientes que o produto apresenta em relação a uma dieta de 2.000Kcal.
4- Carboidratos:
Nos produtos industrializados são apresentados principalmente sob forma de açúcar. São utilizados como fonte de energia, mas o que não é utilizado pelo corpo acaba ficando armazenado em forma de gordura.
5- Proteínas:
Este nutiriente é responsável pela construção e manutenção de tecidos, órgãos e células.
6- Gorduras Trans:
Feita à base de gordura hidrogenada, é encontrada principalmente em produtos industrializados como margarinas, sorvetes, salgadinhos;
7- Sódio:
Quando consumido em excesso está relacionado à elevação da pressão arterial, doenças cardiovasculares e obesidade. É encontrado principalmente no sal de cozinha e produtos industrializados, inclusive doces e refrigerantes.
Veja outros nutrientes que compõem a tabela e como analisá-los na matéria do Minha Vida.