7 erros que você pode estar cometendo ao escovar os dentes
A escovação dos dentes é algo tão automático, que – muitas vezes – não recebe a devida atenção e a higiene acaba comprometida. Se você coloca força demais na escova, usa muita pasta dental, ou abre demais a boca na hora de escovar os dentes, por exemplo, está cometendo alguns dos erros mais comuns.
Para preservar a saúde da boca, além de visitas periódicas ao dentista, é preciso prestar atenção a esse processo de higiene. Confira abaixo os 7 principais erros cometidos ao escovar os dentes:
1. Usar escovas duras
A escova dura não limpa melhor, pelo contrario. De acordo com a dentista Eliana Avelãs, as cerdas quando duras acabam machucando e fazendo com que a pessoa não escove os dentes o suficiente.
2. Não encostar as cerdas na gengiva
Não somente os dentes merecem atenção. Além da língua, a escova também deve limpar a borda da gengiva rente aos dentes. “As cerdas devem fazer uma pequena pressão e entrar uns 2 milímetros nessa região”, explica a Dra. Eliana Avelãs.
3. Abrir demais a boca
Talvez, você nunca tenha percebido, mas ao abrir demais boca, a escova não consegue alcançar os dentes superiores do fundo, que acabam ficando sujos com resto de alimentos.
4. Não prestar atenção na língua
Ao escovar os dentes, é preciso ficar atento para que a língua não atrapalhe o processo. Dependendo da posição, ela pode empurrar a escova pra cima, fazendo com que a parte interna dos dentes inferiores fique sem passar pela higienização.
5. Usar muita pasta dental
Esse hábito pode dar a falsa impressão de cuidado maior, mas – na verdade – acaba atrapalhando. Além da espuma em excesso, a pasta vai fazer com que a escova deslize muito não permitindo alcançar a placa dental.
6. Usar escova grande
Ao comprar uma nova escova, opte pelas menores. Em geral, elas alcançam melhor os ângulos dos dentes e da boca.
7. Não conferir no espelho se os dentes ficaram limpos
Segundo a Dra. Eliana Avelãs, não se deve escovar para apenas para ter o “dever cumprido”. “Escovar exige cuidado e consciência. Olhe e confira. Se não está bom, peça para o seu dentista explicar onde está o erro”, conclui.
Leia também: