7 formas como a depressão afeta o seu corpo

Texto escrito por Marcela De Mingo e publicado no Superela

A depressão afeta o seu corpo. Disso, não existem dúvidas. A gente cresceu aprendendo que essas doenças mentais são uma “frescura”, e que a tristeza que a gente experiencia quando está em depressão “vai passar”. Mas como esse é um distúrbio que afeta diretamente a forma como você se relaciona com as pessoas, e também com si mesma, é óbvio imaginar que o seu corpo sofra com isso.

É por esse motivo que a depressão é considerada uma das doenças mais incapacitantes do mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde. Como isso se traduz no mundo? Simples, como a doença interfere na produtividade e o desempenho das pessoas, ela já causou perdas anuais de 1 trilhão de dólares no mercado mundial. Ou seja, sim, a depressão afeta o bolso de muita gente.

Mas isso ainda pode ficar um pouco distante de você. Afinal, parece um pouco estranho identificar como a depressão afeta o seu corpo, sem saber exatamente o que ela faz, não é mesmo? Pois bem, a gente listou alguns dos sintomas mais comuns para você:

1. Distúrbios do sono

Das duas uma: ou você dorme demais e continua sentindo muito sono durante o tempo que está acordada; ou não consegue dormir porque a sua cabeça não desliga dos problemas e preocupações que levaram você ao estado depressivo. Qualquer que seja o caso, a qualidade do seu sono não é boa, porque você não recupera as energias necessárias para a rotina.

2. Problemas no coração

A depressão coloca um peso extra no trabalho do seu coração, o que pode levar a doenças mais sérias no futuro – incluindo ataques cardíacos. Alguns estudos da Universidade de Johns Hopkins concluíram que um em cada cinco pacientes que sofreram um ataque do coração foram diagnosticados com depressão não muito depois do ocorrido. E pessoas que nunca tiveram problemas cardíacos ficam mais propensas a essas questões por causa da doença mental.

3. Dores pelo corpo

Continue lendo aqui: 7 formas como a depressão afeta o seu corpo

  • Leia também:

Compartilhe:

1 / 8
1
02:18
Conheça o programa “É Melhor Prevenir”
Conheça a série  “Melhor Prevenir” da Catraca Livre para melhorar a qualidade de vida. Os videos ensinam a identificar sinais de …
2
02:37
Os principais sinais da depressão
Dr. Jair de Jesus Mari, professor titular de psiquiatria da USP, ensina sobre os principais sinais da depressão. Esse vídeo faz …
3
03:28
A receita do prazer sexual na gravidez
Claudio Basbaum, ginecologista e obstetra da maternidade São Luiz,  compartilha a receita do prazer sexual na gravidez.
4
05:29
Como o estresse interfere na saúde do bebê
Claudio Basbaum, obstetra na Maternidade de São Luiz, é conhecido como o médico que implantou no Brasil o parto humanizado. Esse …
5
04:59
Como o sono ruim dificulta a perda de peso
Professor associado da Faculdade de Medicina da USP e cirurgião especializado em aparelho digestivo, Raul Cutait mostra nesse vídeo a …
6
01:52
Terapia da natureza: mais saúde para o corpo e para a mente
Já pensou em ir ao médico e ele lhe receitar levar o cachorro para passear, plantar flores, procurar conchas na …
7
03:37
Saiba como ter uma boa alimentação na gravidez
Claudio Basbaum, obstetra na Maternidade de São Luiz, fala sobre a melhor alimentação durante a gravidez. Este vídeo faz parte da …
8
06:38
Sinais que revelam que uma criança está com câncer
Antônio Sérgio Petrilli, professor titular de Pediatria na Unifesp, mostra os principais sinais de que uma criança está com câncer. Petrilli …