7 formas como a depressão afeta o seu corpo

Texto escrito por Marcela De Mingo e publicado no Superela

A depressão afeta o seu corpo. Disso, não existem dúvidas. A gente cresceu aprendendo que essas doenças mentais são uma “frescura”, e que a tristeza que a gente experiencia quando está em depressão “vai passar”. Mas como esse é um distúrbio que afeta diretamente a forma como você se relaciona com as pessoas, e também com si mesma, é óbvio imaginar que o seu corpo sofra com isso.

É por esse motivo que a depressão é considerada uma das doenças mais incapacitantes do mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde. Como isso se traduz no mundo? Simples, como a doença interfere na produtividade e o desempenho das pessoas, ela já causou perdas anuais de 1 trilhão de dólares no mercado mundial. Ou seja, sim, a depressão afeta o bolso de muita gente.

Mas isso ainda pode ficar um pouco distante de você. Afinal, parece um pouco estranho identificar como a depressão afeta o seu corpo, sem saber exatamente o que ela faz, não é mesmo? Pois bem, a gente listou alguns dos sintomas mais comuns para você:

1. Distúrbios do sono

Das duas uma: ou você dorme demais e continua sentindo muito sono durante o tempo que está acordada; ou não consegue dormir porque a sua cabeça não desliga dos problemas e preocupações que levaram você ao estado depressivo. Qualquer que seja o caso, a qualidade do seu sono não é boa, porque você não recupera as energias necessárias para a rotina.

2. Problemas no coração

A depressão coloca um peso extra no trabalho do seu coração, o que pode levar a doenças mais sérias no futuro – incluindo ataques cardíacos. Alguns estudos da Universidade de Johns Hopkins concluíram que um em cada cinco pacientes que sofreram um ataque do coração foram diagnosticados com depressão não muito depois do ocorrido. E pessoas que nunca tiveram problemas cardíacos ficam mais propensas a essas questões por causa da doença mental.

3. Dores pelo corpo

Continue lendo aqui: 7 formas como a depressão afeta o seu corpo

  • Leia também:

Compartilhe:

1 / 8
1
04:46
Os perigos do movimento antivacina
O político italiano e ativista antivacina, Massimiliano Fedriga, foi internado para se tratar de uma catapora. Seria engraçado, senão fosse …
2
03:08
Será que você tem sinestesia?
Ouvir um som e sentir um gosto na boca; ver o número 8 como roxo. Nada disso é loucura: tratam-se …
3
02:23
Banho do Bebê – Sikana
Esse vídeo integra o capítulo “Higiene do Bebê” e contou com o apoio técnico de profissionais de saúde da Perinatal, …
4
02:13
Os benefícios da camisinha feminina
Muitos talvez não saibam, mas a camisinha feminina conta com uma série de benefícios. Além de prevenir a gravidez, protege …
5
05:54
Maternidade e sexo – Ana Paula Xongani
A criadora de conteúdos e empresária Ana Paula Xongani contou o que mudou na sua vida sexual após a maternidade.
6
04:55
Prazer das minas – Thaís Mayume Higa
A escritora e editora Thaís Mayume Higa conversou com a gente sobre os tabus envolvendo a sexualidade das minas.
7
07:03
Saúde LGBT – Thaís Machado e Iran Giusti
Conversamos com a médica da família e comunidade, Thaís Machado, e o fundador da Casa 1, Iran Giusti, para falar …
8
04:27
Sexo 60+ – Rita Cadillac
Conversamos com a Rita Cadillac para abordar o sexo após 60 anos de idade.