7 sintomas que podem indicar doença renal
Sintomas associados à doença renal pode se manifestar de muitas maneiras; confira alguns possíveis sinais
Atualmente, cerca de 10% da população brasileira sofre com algum tipo de doença renal crônica. Esse número atinge aproximadamente 25 milhões de pessoas, dos quais 100 mil fazem diálise, sendo que 30% têm mais do que 65 anos.
Exames periódicos são indispensáveis para a prevenção de doença, sobretudo se você já apresentar outras patologias como diabetes, pressão alta, histórico familiar de insuficiência real ou tiver mais de 60 anos e predisposição ao desenvolvimento da doença.
Isso porque, garantem estudos recentes, embora existam alguns indicadores potenciais de doença renal, a única maneira de saber com certeza é fazer o teste.
- Suplemento bastante tomado pelos brasileiros aumenta risco de AVC, diz estudo
- Saiba como resgatar a skin grátis de Snoop Dogg para o Natal do Fortnite
- Entenda relação entre o alho e a prevenção do câncer de intestino
- 4 motivos para colocar Arraial do Cabo na sua lista de viagem de verão
Contudo, segundo a literatura médica para o tema, alguns sinais podem indicar indícios de distúrbios nos rins. Vale observar, no entanto, que esses sintomas não são específicos para problemas renais e podem estar relacionados a outras condições de saúde também.
Sinais que podem indicar problemas renais:
- Dor ou desconforto – Dores na região lombar, abaixo das costelas, podem ser um sinal de problemas renais. Também é possível sentir dor durante a micção.
- Inchaço – Seus pés e tornozelos podem inchar como resultado da retenção de sal provocada pela diminuição da função renal. Além disso, o inchaço nos membros inferiores pode ser um sintoma de doença cardíaca, doença hepática ou problemas persistentes nas veias das pernas.
- Mudanças na frequência urinária – A necessidade de urinar com mais frequência, principalmente à noite, pode indicar doença renal. Um desejo aumentado de urinar pode resultar de danos aos filtros renais. Ocasionalmente, isso também pode indicar uma infecção urinária ou um aumento da próstata nos homens.
- Alterações na cor e no aspecto da urina – A urina pode apresentar-se mais escura ou com sangue, além de ter um odor forte e desagradável.
- Perda de apetite – Não sentir fome apesar de longas horas não deve ser ignorado. Isto é algo relativamente comum, mas uma das causas pode ser um acúmulo de toxinas causadas pela função renal prejudicada
- Fadiga e fraqueza – Problemas renais podem levar à anemia, que se manifesta como fadiga, fraqueza e dificuldade para se concentrar.
- Náuseas e vômitos – O acúmulo de toxinas no corpo devido a problemas renais pode causar náuseas e vômitos frequentes.