8 benefícios do iogurte para a saúde
O iogurte é um alimento rico em nutrientes para a saúde, além de trazer muitos outros benefícios. Em entrevista ao Minha Vida, a nutricionista Gisela Peres explica: “No iogurte, a lactose – um tipo de açúcar – foi transformada em ácido láctico por meio da fermentação bacteriana. Isso faz com que o iogurte seja fonte de fermentos lácteos que melhoram a digestão e trazem benefícios para todo o organismo”.
O site preparou uma lista com sete motivos para incluir o iogurte na dieta.
Confira alguns deles:
- 7 indícios de que você sofre de intolerância à lactose
- 5 benefícios do chá preto para a sua saúde
- Efeitos anticancerígenos e outros benefícios que fazem do brócolis uma potência nutricional
- 5 alimentos que são eficazes para combater a pressão alta
Aumenta a imunidade
O consumo regular de iogurte ajuda a recompor as bactérias benéficas da flora intestinal – chamadas probióticos. “Elas são verdadeiros soldados lutando para expulsar do organismo as bactérias ‘ruins'”, explica a nutricionista Gisela. Esses micro-organismos contribuem para aumentar a imunidade. “O intestino saudável é capaz de separar o que não nos faz bem e absorver os principais micronutrientes, como as vitaminas”, complementa.
Fortalece os ossos
Por ser derivado do leite, o iogurte é excelente fonte de cálcio, um mineral importante para a saúde dos ossos. Uma porção de 100 gramas do alimento contêm, aproximadamente, 121mg de cálcio, segundo a Tabela de Composição Química dos Alimentos da Unifesp. “Recomendo a ingestão de iogurte, principalmente, para ajudar no crescimento de ossos e dentes de crianças e prevenir a osteoporose, principalmente em mulheres”, afirma a nutricionista Gisela.
Quanto antes você iniciar a ingestão de cálcio para prevenir a perda de massa óssea, melhor. “O esqueleto é considerado um grande reservatório de cálcio”, afirma a nutricionista Simone Freire, de São Paulo. Ela explica que o pico de massa óssea é geralmente alcançado por volta dos 30 anos. “Acredita-se que, por volta dos 40 anos e com a chegada da menopausa, começa a diminuição da massa óssea, sendo a mulher mais vulnerável à osteoporose por causa da mudança na produção de hormônios”, diz.
Fonte de vitaminas do complexo B
A nutricionista Thatyana Freitas, da clínica Stesis, em São Paulo, conta que essas vitaminas ajudam a manter a tonicidade muscular do aparelho gastrointestinal. “Elas também atuam no metabolismo de proteínas, lipídeos e carboidratos e têm importante papel na produção de energia para o organismo, na oxigenação das células e na produção de neurotransmissores”, afirma a nutricionista. Alguns estudos também apontam que as vitaminas do complexo B podem ajudar a combater a depressão e a ansiedade.