8 sinais que ajudam a identificar TDAH em adultos
Pode acontecer que um diagnóstico de TDAH não seja feito até a pessoa chegar à fase adulta
O TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção – é menos óbvio em adultos do que em crianças e adolescentes hiperativos. Por isso, é possível que você conviva com um adulto com TDAH, sem sequer desconfiar. Mas existem alguns sinais que indicam o transtorno.
Os especialistas concordaram com certos critérios que devem ser atendidos para um diagnóstico de TDAH. Eles descrevem diferentes formas de desatenção, hiperatividade e impulsividade.
No entanto, o TDAH geralmente se manifesta de maneira diferente em adultos. Muitas vezes, a hiperatividade diminui e, então, o foco passa a ser a desatenção, a inquietação interior e os problemas de regulação dos próprios sentimentos.
- 7 indícios de que você sofre de intolerância à lactose
- Parente com demência? Estes são os principais sinais aos quais se atentar
- Depressão nos homens: entenda por que os sintomas podem ser diferentes dos das mulheres
- Seu filho pode ter TOD? Conheça os primeiros sinais que podem surgir na escola
Acima de tudo, os adultos com TDAH têm problemas para organizar sua vida cotidiana ou seu trabalho.
Veja abaixo outros sinais:
Sinais de TDAH em adultos
1. Dificuldade em manter a atenção
Isso pode incluir ser facilmente distraído, perder detalhes importantes, ter dificuldade em ouvir outras pessoas e incapacidade de concluir tarefas ou projetos.
2. Problemas de memória
Uma pessoa com TDAH pode experimentar esquecimento com mais frequência do que uma pessoa sem o transtorno.
3. Problemas de gerenciamento de tempo
Adultos com TDAH são mais propensos a procrastinar ou ignorar tarefas que podem achar chatas ou se atrasar para eventos ou compromissos importantes.
4. Impulsividade
Isso pode se manifestar de várias maneiras em adultos com TDAH. Por exemplo, eles tendem a falar muito e muitas vezes interrompem os outros. Alguns terminam relacionamentos prematuramente, mudam de emprego ou pedem demissão antes de conseguirem um novo trabalho, sem pensar nas consequências.
5. Dificuldade em gerenciar emoções
Muitos adultos com TDAH lutam para equilibrar suas emoções. Geralmente, eles se irritam facilmente e têm baixa tolerância à frustração. Quando estão estressados, têm dificuldade em cumprir seus deveres no trabalho.
6. Autoimagem negativa
Adultos com TDAH costumam ser excessivamente críticos consigo mesmos. Eles podem estar inseguros sobre problemas de memória e dificuldades de concentração que levam a uma autoimagem negativa.
7. Abuso de substâncias
Alguns adultos com TDAH abusam de substâncias como álcool, tabaco ou drogas, na esperança de aliviar a ansiedade, melhorar a concentração e dormir melhor.
8. Desempenho inconsistente no trabalho ou na escola
O TDAH pode dificultar que as pessoas lidem consistentemente com suas responsabilidades diárias e tenham um bom desempenho no trabalho ou na escola.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) tem um teste online de autoavaliação que ajuda a determinar se você pode ter TDAH. O acesso está no site da ADDA, uma organização mundial dedicada exclusivamente a ajudar adultos com o transtorno.
Como ter o diagnóstico de TDAH?
Para saber se, de fato, você tem TDAH, é necessário consultar um médico psiquiatra ou neurologista ao notar alguns dos sintomas citados acima. O especialista fará uma avaliação detalhada, que pode incluir:
- um exame físico para ajudar a descartar outras causas possíveis para os sintomas
- uma série de entrevistas
- entrevistas ou relatos de outras pessoas importantes, como parceiros, pais e professores
TDAH tem cura?
O TDAH não tem cura, mas pode ser tratado inclusive na vida adulta. Os tratamentos padrão para TDAH em adultos geralmente envolvem medicação, treinamento de habilidades e acompanhamento psicológico. Uma combinação destes é muitas vezes o tratamento mais eficaz.