A atividade diária que ajuda a deixar o cérebro afiado

Atividade ajuda o corpo a produzir substâncias neuroquímicas que fazem bem

Por Silvia Melo em parceria com João Gabriel Braga (Médico - CRMGO 28223)
02/01/2025 05:02

De dietas ricas em nutrientes a começar novos hobbies, há inúmeras maneiras de manter seu cérebro afiado. Mas a maneira mais fácil de começar é apenas dando alguns passos, de acordo com a neurocientista Wendy Suzuki.

“Apenas 10 minutos de caminhada, algo que qualquer pessoa em qualquer lugar poderia fazer, diminui seus níveis de ansiedade e depressão”, disse Suzuki durante uma aparição recente no TED Intersections.

Dar uma curta caminhada pode ser o equivalente a tomar um “banho de espuma de substâncias neuroquímicas”, como dopamina e serotonina, explicou ela.

Ainda de acordo com a especialista, manter suas caminhadas diárias ao longo de semanas, meses e anos pode fornecer “ao seu cérebro não apenas bons neuroquímicos, mas também fatores de crescimento” que podem melhorar sua saúde.

Caminhadas diárias fazem bem não só para o corpo, como também para o cérebro
Caminhadas diárias fazem bem não só para o corpo, como também para o cérebro - nopparit/istock

Antes tarde que nunca

E nunca é tarde demais para começar. Mesmo que você tenha sido sedentário pela vida toda, caminhadas consistentes ainda podem deixar seu cérebro mais saudável.

Ela ainda contou que por vários anos, ela se concentrou em sua carreira e negligenciou seu corpo. Somente quando ela se viu se sentindo “tão bem” depois de uma viagem de rafting no rio Peru, ela começou a pesquisar os impactos da atividade física no cérebro.

Pessoas que praticam atividades físicas regularmente, incluindo caminhadas, têm 17% menos chances de desenvolver demência do que aquelas que não se exercitam com frequência, de acordo com uma revisão sistemática de 2022 no periódico médico Neurology.

Se você quer se desafiar, tente incorporar “formas de atividade que exijam estratégia [que] trabalhem mais seu córtex pré-frontal”, como futebol ou basquete, disse Suzuki.

Ela ainda disse que prescreveria atividade física para praticamente qualquer pessoa, e ela acredita que a melhor forma de exercício para qualquer pessoa é aquela que a deixa mais feliz.

Por que a caminhada é tão eficaz para o cérebro?

A caminhada, mesmo em intensidade moderada, promove uma série de benefícios para o cérebro. Isso porque o exercício aeróbico aumenta a circulação sanguínea e oxigena o cérebro, o que estimula a produção de novos neurônios em áreas chave, como o hipocampo, responsável pela memória e aprendizado.

Além disso, estudos mostram que a caminhada regular pode ajudar a melhorar a memória e a atenção, além de facilitar a aprendizagem. Isso ocorre porque o exercício físico estimula a neurogênese, que é a criação de novas células cerebrais, e fortalece as conexões neurais.