A bebida que pode ajudar a queimar gordura visceral

Uma dupla formada por fruta e verdura mostrou-se eficaz na regulação do peso corporal

Recorrer a recursos naturais – sejam frutas, vegetais ou especiarias – oferece vários benefícios à saúde. E não é diferente com a gordura visceral. Uma pesquisa, publicada na revista Nutrients, descobriu que uma bebida natural pode ajudar a queimá-la em semanas.

Diferente da gordura subcutânea, que fica logo abaixo da superfície da pele, a visceral fica escondida na cavidade abdominal, entre os vários órgãos, como o estômago, fígado e pâncreas. A condição é perigosa, pois pode aumentar o risco de doenças cardíacas.

Bebida verde ajuda a reduzir gordura visceral
Créditos: Nattakorn Maneerat/istock
Bebida verde ajuda a reduzir gordura visceral

Detalhes do estudo

O estudo se propôs a investigar o potencial de vegetais e frutas para tratar a obesidade de ratos.

O estudo usou duas bebidas – uma era um coquetel de repolho puro e maçãs, enquanto a outra era fermentada pela cepa probiótica Lactobacillus Plantarum EM isolada do kimchi.

Os animais receberam 10 mililitros de uma dessas bebidas por quilo de peso corporal.

Depois de seguir este protocolo de dieta por oito semanas, a equipe de pesquisa notou que ambos os sucos se mostraram eficazes na regulação do peso corporal e do fígado, incluindo a gordura visceral.

Mas a opção fermentada mostrou efeitos anti-obesidade “mais substanciais”.

Embora os resultados tenham sido promissores, a ressalva é que o estudo analisou apenas modelos de camundongos em vez de humanos.

No entanto, este não é o primeiro esforço para destacar os efeitos positivos de uma bebida contendo maçã contra a gordura visceral.

De acordo com a pesquisa, publicada no Journal of Oleo Science, o suco desta fruta também foi capaz de queimar gordura visceral em oito semanas.

Esta equipe de pesquisa analisou os efeitos dos polifenois, que são um tipo de antioxidante, em maçãs em indivíduos com pesos diferentes.

A ingestão a longo prazo da bebida foi capaz de diminuir “significativamente” os níveis de gordura abdominal nos participantes.

No entanto, o estudo relatou que esses efeitos foram observados apenas naqueles que iniciaram o estudo com mais gordura visceral.

Embora o tamanho da amostra fosse pequeno, com apenas de 124 pessoas, a pesquisa sugere que os humanos também podem desfrutar dos benefícios.