Abuso psicológico: como saber se você está sofrendo um

Violência psicológica pode causar tanto ou mais traumas e danos ao emocional da vítima quanto a violência física

Em parceria com Superela
10/05/2019 15:30

Ao contrário do que se imagina a violência contra mulher não se manifesta apenas na forma de violência física, mas pode se manifestar também com insultos, cerceamento da liberdade e recorrentes humilhações. O abuso psicológico é ainda pouco falado em nossa sociedade por ser silencioso e por se dar na maioria dos casos na intimidade da vida do casal ou até mesmo entre parentes.

O abuso psicológico é também conhecido como gaslighting, o termo vem de 1938, da peça Gas Light que inspirou o filme À Meia Luz, em que o marido tenta enlouquecer sua mulher manipulando as luzes de casa (que funcionavam a gás) e então negando que a luz tenha sido alterada quando a sua esposa o contradiz.

Quando falamos de violência psicológica é normal que cause surpresa ao elucidarmos que esta pode causar tanto ou mais traumas e danos ao emocional da vítima quanto a violência física e até tortura, como já se mostraram evidentes em muitas pesquisas.

Sim, pessoas vítimas de abuso psicológico podem ser mais suscetíveis a depressão, drogadição, alcoolismo, distúrbios no sono e na alimentação, além da somatização de doenças.

À medida que sua autoestima é minada a vítima se fecha, acaba perdendo vínculos sociais e torna-se cada vez mais isolada, o que torna tudo isso mais perigoso pois além da vítima se enfraquecer ela perde aos poucos as referências externas de como é estar num relacionamento verdadeiramente saudável.

Como identifico que estou sofrendo abuso psicológico?

Humilhação é uma forma de abuso psicológico
Humilhação é uma forma de abuso psicológico
    • Seu parceiro te humilha constantemente usando insultos chulos, ironias e ofensas com o propósito de lhe diminuir?
    • Ele pede desculpas mas torna a fazer tudo novamente, parece não ter nenhuma auto-crítica?
    • Não demonstra empatia com os sentimentos alheios e nem ele mesmo expressa emoções genuínas para com as pessoas.

Continue lendo aqui: Abuso psicológico – Como saber se você está sofrendo um

Texto escrito por Andreia de Miranda e publicado no Superela.