Ação convoca doadores de sangue durante greve de caminhoneiros
Campanha de doação de sangue visa garantir atendimentos de urgência, emergência e cirurgias nos hospitais de São Paulo
Começou nesta segunda-feira, 28, uma campanha para aumentar os estoques dos bancos de sangue e plaquetas em todo o Estado de São Paulo.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, a medida tem como objetivo manter os estoques durante a greve dos caminhoneiros que acontece desde a última segunda-feira, 21, em importantes estradas do país. Assim, a campanha visa garantir os atendimentos de urgência, emergência e cirurgias nos hospitais de São Paulo.
Leia também: Boatos.org: lista de fake news sobre a greve dos caminhoneiros
- Fundação Pró-Sangue precisa de mais de 10 mil doações mensais
- Onde e como doar medicamentos às vítimas das enchentes no RS?
- Surto de dengue no Brasil: os sintomas, como transmite e tudo sobre a doença
- Campanha de vacinação contra a gripe começa segunda-feira em SP
Além disso, as doações visam manter os estoques de plaquetas, usadas no controle de sangramentos e tratamentos contra o câncer.
Como posso ajudar ?
Para participar da campanha de doação, você precisa atender aos seguintes requisitos: estar em boas condições de saúde, comparecer alimentado ao posto de coleta, ter entre 16 e 69 anos (menores devem consultar site Secretaria da Saúde e maiores de 60 anos devem ter doado ao menos uma vez antes de completar a idade), pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto recente.
Destaca-se ainda a importância de evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e, principalmente, não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes.
Além disso, se você estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. E mesmo que tenha se recuperado, é necessário aguardar ao menos uma semana.
Para saber mais informações sobre a campanha, como horário de funcionamento e os endereços dos demais postos de coleta, basta acessar o site da secretaria de Estado da Saúde.
Leia também: