Acne: 10 dicas para cuidar bem da pele no verão
Especialistas dão dicas indispensáveis para o cuidado da pele durante o verão
Ainda que para algumas pessoas a acne seja uma preocupação constante durante 365 dias por ano, durante o verão o combate às espinhas exige um pouco mais de cuidado, seja com o uso de sabonetes antiolesidade, cremes específicos ou limpezas de pele.
Mas por que as espinhas aparecem mais frequentemente no verão? Segundo a dermatologia, isso acontece por conta de diversos fatores, que podem contribuir para o aumento das inflamações. Além disso, o sol, a piscina e o uso de protetor solar têm boa parcela de culpa nisso.
É o que explica as dermatologistas Gina Matzenbacher e Fernanda Bortolozo, da clínica Leger, que listam as principais precauções que devem ser tomadas na estação mais quente do ano.
- Top 5 destinos de praia baratos perfeitos para um verão com baixo orçamento
- Estes 7 itens são proibidos de usar no micro-ondas! Conheça alguns cuidados essenciais na cozinha
- Economize viajando: 3 praias incríveis e baratas no Brasil neste verão
- Os 4 primeiros sintomas de demência para ficar atento
Tire algumas dúvidas sobre o tema:
1 – O sol piora a acne?
O sol não piora a acne, o que pode piorar as inflamações é o calor. No calor, a pele fica um pouco mais oleosa. E apele acneica vai ter um pouco mais de lesões. Além disso, é normal ter mais espinhas no verão porque nessa estação a gente tende a usar mais filtro solar, costuma ir mais à praia e todos esses fatores aumentam a oleosidade da pele, podendo trazer mais lesões.
2 – A alimentação pode influenciar no aumento de espinhas no verão?
Alimentos calóricos e gordurosos interferem na produção de sebo. Os que têm alto índice glicêmico pioram a acne e, principalmente no verão, vão contribuir para o aumento das espinhas.
3 – O cloro da piscina e o sal do mar podem piorar as inflamações?
O cloro da piscina pode deixar a pele mais sensível e produzir processos inflamatórios que pioram a acne. É importante depois de um banho de piscina, tomar um banho de água de chuveiro e usar um hidratante. A água do mar não é tão agressiva à pele, mas de qualquer forma uma ducha com um bom sabonete e um hidratante também são recomendados após o banho de mar.
4 – Como remover o protetor solar adequadamente?
Indicamos demaquilantes ou sabonetes específicos de limpeza para cada tipo de pele. No caso de uma pele com acne, os sabonetes específicos são os que reduzem a produção de sebo.
5 – Pode usar creme para o rosto no verão?
Se o creme não for específico para o seu tipo de pele, pode piorar a acne no verão. Nós temos uma produção de sebo diferente nesta estação, ele fica mais líquido e se espalha com mais facilidade na pele. É importante usar alguns cremes específicos nessa época do ano para que a glândula sebácea não seja obstruída, evoluindo para espinhas.
6 – Quem está com espinha no rosto pode se expor ao sol?
Se você estiver com uma espinha no rosto, evite a exposição solar sobre a espinha. Se estiver vermelho, provavelmente irá hiperpigmentar, pode ficar com uma mancha escura meio amarronzada na área onde havia a inflamação.
7 – Quantas vezes ao dia devemos lavar o rosto no verão?
Duas ou três vezes quando a pele for muito oleosa. Para uma pele normal, duas vezes já é o suficiente. Se a pessoa tiver necessidade de lavar mais, ela pode lavar só com água. Eu gosto muito de orientar o uso de um sabonete mais forte, no sentido de controle de oleosidade à noite, e um sabonete mais suave, mais neutro, pela manhã. Vale ressaltar que lavar em excesso também pode causar acne.
8 – Maquiagem no verão pode deixar a pele com mais espinhas?
Se não for uma maquiagem indicada para pele acneica isso pode acontecer. Bases ou pó compacto muito oleosos geram mais espinhas. Além disso, é importante olhar a validade do produto. Quando vencidos, podem ocasionar alergias que se apresentam em forma de acne.
10 – Qual a melhor forma de tratar a acne que surge nessa estação?
Não necessariamente a gente precisa parar os tratamentos que iniciamos em outras estações. O dermatologista, ao avaliar a sua pele, vai indicar o tratamento correto. O médico pode, por exemplo, diminuir a concentração de ácidos, mas normalmente os secantes são plenamente possíveis de se usar no verão. Além disso, é possível que inclua na sua rotina um hidratante para a pele oleosa, para que não haja um ressecamento extremo da pele.