Aprenda como fazer limpeza de pele em casa de maneira segura

Saiba como acabar com cravos e espinhas da maneira mais saudável para sua pele

Poluições presentes no ar, gordura dos dedos, restos de maquiagem e mais uma infinidade de resíduos entram em contato com a pele do rosto diversas vezes durante o dia, deixando-a suja e mais vulnerável a problemas dermatológicos, como cravos, espinhas, manchas e infecções.

Para manter o rosto mais saudável e bonito, é essencial incluir a higiene da região em sua rotina de cuidados diários, dedicando ainda alguns dias para procedimentos mais intensos. E o mais legal: você nem precisa gastar fortunas em clínicas de estética, já que pode aprender como fazer limpeza de pele em casa para facilitar sua vida.

A limpeza de pele propõem uma desintoxicação profunda da superfície do rosto, visando remover células mortas, diminuir a oleosidade e a acne, eliminar fungos e bactérias, e desobstruir os poros.

Outras vantagens desse procedimento são seus efeitos antisséptico e anti-inflamatório, que aceleram a cicatrização e contribuem para a nutrição da pele, estimulando a renovação e tonificação celular.

Assim como uma alimentação saudável e uma alta ingestão de água, a limpeza de pele é fundamental para prevenir o envelhecimento precoce, ajudando a equilibrar os efeitos do estresse e de possíveis alterações hormonais.

Apesar de ser mais comum na vida de pessoas com a pele oleosa, o processo pode e deve integrar os cuidados de todos os tipos de derme, já que ninguém está livre das poluições e de outras agressões que atingem o rosto a todo instante.

Rosto com cravos e espinhas
Crédito: iStock | kobzev3179Se feita da maneira incorreta, a limpeza de pele pode agravar seu quadro de acne

Limpeza de pele profissional x Limpeza de pele caseira

Antes de aprender como fazer limpeza de pele em casa, é necessário entender que a remoção de cravos e espinhas deve ser feita apenas em clínicas de estética, com profissionais experientes nesse procedimento.

Espremer acne, apesar de tentador, é um péssimo hábito para a saúde da sua pele, já que dificilmente você terá em casa produtos e ferramentas adequados para realizar esse processo.

Quando sua acne está inflamada, com secreções e pus, ao manipulá-la, você espalha as bactérias contidas nela para outras partes do rosto onde não havia espinhas ou cravos.

Além disso, as chances de desenvolver cicatrizes e manchas é muito maior, visto que, geralmente, cutucamos a acne sem luvas e com as mãos sujas, o que só contribui para o desenvolvimento de inflamações e infecções.

Mulher espremendo cravos e espinhas
Crédito: iStock | peopleimagesApesar de ser tentador, apertar cravos e espinhas faz muito mal à saúde da sua pele

A limpeza de pele, na verdade, demanda muito mais do que apenas um dia de cuidados intensos, pois é essencial que a higiene do rosto seja feita diariamente, com produtos específicos de uso cotidiano que promovem resultados realmente efetivos.

No caso dos procedimentos realizados em clínicas de estética, a periodicidade das sessões varia de acordo com seu tipo de pele. No caso das oleosas, o tratamento pode ser repetido com intervalos de 25 a 40 dias, enquanto dermes mistas ou secas devem passar pela limpeza com menor frequência, de dois em dois meses, por exemplo.

Já a higienização caseira, por ser mais simples e branda, pode ser feita semanalmente, passando por quatro passos rápidos que não tomarão muito tempo da sua rotina.

Passo a passo

  • Assepsia 

Para começar: um banho! Com um belo sabonete de limpeza profunda, lave o rosto normalmente fazendo movimento circulares para remover todos os resíduos da poluição do ar, da oleosidade natural da pele, da maquiagem ou de qualquer outro cosmético utilizado anteriormente.

  • Esfoliação

Em um recipiente com água quente, mergulhe uma toalha limpa e, depois, repouse-a sobre o rosto por dois minutos. Quando ela já estiver fria, repita o mesmo processo. Dessa maneira, seus poros ficarão mais abertos e os impactos sobre a pele serão reduzidos.

A esfoliação deve ser feita preferencialmente com produtos específicos para tal, contudo, caso você prefira, invista em receitas esfoliantes caseiras.

Para isso, misture uma colher de sopa de argila em pó (de qualquer cor) à uma colher de sobremesa de soro fisiológico, ou duas colheres de sopa de açúcar mascavo à uma de óleo de amêndoas.

Escolha uma das misturinhas e aplique no rosto em movimentos circulares, fazendo leves pressões sobretudo nas regiões onde há maiores concentrações de acne e manchas.

Essa etapa é essencial para promover a renovação celular, por isso, é natural que sua pele fique avermelhada. Nada de entrar em pânico!

Esfoliante de açúcar mascavo com óleo de amêndoas
Crédito: iStock | calypsoartMisture açúcar mascavo com óleo de amêndoas e obtenha um excelente esfoliante
  • Tonificação

Para remover todo o esfoliante utilizado anteriormente, lave o rosto com água fria (se for bem gelada, é ainda melhor), limpando qualquer restinho de produto. Essa etapa também promove o fechamento dos poros.

Com um algodão, passe uma camada generosa de uma loção tônica e adstringente apropriada para seu tipo de pele, sem esquecer de nenhuma parte do rosto.

O produto remove impurezas não atingidas pelo sabonete, além de equilibrar o pH e controlar a oleosidade natural da derme.

  • Hidratação + proteção

Após toda essa sequência, sua pele estará muito mais delicada e com aspecto de secura. Por isso, é necessário recuperar a hidratação com uma camada de água termal, seguida pela aplicação de um hidratante.

Se quiser turbinar essa etapa, umedeça um algodão em um chá concentrado de camomila ou verde, massageando o rosto para deixar a pele mais calma. Por último, se fizer a limpeza de pele durante o dia, não se esqueça de passar o protetor solar caso antes de sair de casa.

Cuidados indispensáveis!

– Em peles muita irritadas e infeccionadas, cheias de cravos e espinhas inflamadas, a limpeza caseira deve ser evitada, pois os processos agressivos de remoção das células mortas deixarão o rosto ainda mais sensível, podendo piorar a aparência de acne, manchas e cicatrizes.

– Se você realizar depilações em qualquer área do rosto ou tomar muito Sol, aguarde pelo menos quatro dias antes de fazer a limpeza de pele em casa, pois a superfície estará muito mais propensa a irritações.

– Está em dúvida de quais são os melhores cosméticos para seu tipo de pele? Não se arrisque: pergunte sempre a um profissional dermatológico ou esteticista quais os produtos ideias para seu perfil.

– Nos outros seis dias da semana nos quais você não fará limpeza de pele em casa, mantenha a higiene do rosto com sabonetes de cuidados diários, não durma jamais com maquiagens e lembre-se sempre do protetor solar. Dessa maneira, você diminui o acúmulo de resíduos e atinge melhores resultados em procedimentos de limpeza mais profundos.


Compartilhe: