Agência faz alerta para pais não darem café a crianças; entenda
Mesmo quantidade considerada pequena para adulto pode impactar negativamente nas crianças
A Academia Americana de Pediatria (AAP) fez um alerta sobre os riscos do café ser consumido por crianças e orientou os pais que ofereçam a bebida aos filhos menores de 12 anos.
Segundo a AAP, a cafeína em doses regulares traz uma série de efeitos negativos para a saúde de crianças e até mesmo de adolescentes.

Efeitos danosos maiores
O alerta foi feito baseado em um estudo conduzido do Centro Médico de Boston, nos Estados Unidos que identificou 15% dos entrevistados ofereciam aproximadamente 32ml de café a seus bebês de apenas dois anos por dia. O que segundo a AAP, é o suficiente para impactar o organismo.
- Os sintomas e tratamento do câncer de pâncreas diagnosticado em Edu Guedes
- Fernanda Porto apresenta tributo a Lulu Santos no Blue Note
- Hipertensão sob controle: 5 alimentos que ajudam a reduzir a pressão naturalmente
- Conecta Fé acontece no parque Chico Mendes neste sábado

A academia americana explica que a cafeína é um estimulante com potencial comprovado para aumentar a atenção e evitar a fadiga em adultos. Porém, sua ação nunca foi profundamente avaliados em crianças e seus efeitos nocivos podem ser maiores nelas que nos adultos.
A explicação para isso é simples. É que quantidades consideradas seguras de cafeína em adultos podem sobrecarregar um organismo ainda em formação e dificultar a metabolização.
O excesso pode resultar portanto em aumento da frequência cardíaca (taquicardia), elevação da pressão arterial, sintomas de ansiedade, problemas para dormir e pode chegar a ser tóxico.
E a recomendação não se restringe ao café. Qualquer bebida com cafeína deve ser evitada, como bebida esportiva ou chá preto, por exemplo.
Entenda por que beber café diariamente pode evitar morte precoce