Alerta para hábito inocente, mas que pode colocar um bebê em risco

O fato de o sistema imunológico dos bebês ainda estar em desenvolvimento os torna mais suscetíveis a infecções

Muitos pais desconhecem o perigo de um hábito comum que pode colocar um bebê recém-nascido em risco de infecção grave: o beijo.

Isso ocorre porque os bebês ainda têm sistema imunológico imaturo e são muito vulneráveis ​​a infecções.

Por essa razão, os especialistas em saúde recomendam evitar beijar recém-nascidos, especialmente nos primeiros meses de vida.

Beijar um bebê recém-nascido pode colocá-lo em risco de infecções
Créditos: Crédito:jaochainoi/istock
Beijar um bebê recém-nascido pode colocá-lo em risco de infecções

Beijar um bebê pode expô-lo a germes e vírus que podem ser perigosos para seu sistema imunológico ainda em desenvolvimento.

Além disso, certas doenças, como o herpes labial (herpes simples), podem ser transmitidas por meio do contato labial, o que pode ser perigoso para um recém-nascido.

Como proteger um recém-nascido?

Para proteger a saúde do bebê, é recomendável que as pessoas evitem beijar o rosto, as mãos e os pés de um recém-nascido.

Em vez disso, os pais e cuidadores devem priorizar a higiene, lavando as mãos antes de manusear o bebê, e garantindo que os visitantes façam o mesmo.

Embora o ato de beijar seja associado ao carinho e afeto, pode expor os recém-nascidos a germes e vírus
Créditos: South_agency/istock
Embora o ato de beijar seja associado ao carinho e afeto, pode expor os recém-nascidos a germes e vírus

Também é fundamental garantir que pessoas com sinais de resfriado, gripe ou qualquer outra doença contagiosa evitem entrar em contato com o bebê.

Manter um ambiente limpo e higienizado ao redor do recém-nascido, além de seguir as práticas recomendadas de cuidados com o bebê, pode ajudar a proteger sua saúde e bem-estar nos primeiros meses de vida.