Alimentação saudável e exercício físico ajudam a evitar cólica menstrual
Quando o período menstrual se aproxima, muitas mulheres precisam enfrentar a TPM e outro grande desconforto: a cólica. Cientificamente chamada de dismenorreia, quando provoca dores muito fortes, ela pode estar associada a outros sintomas, como náuseas, dor de cabeça e inchaço.
Para ajudar as pessoas a controlarem as cólicas menstruais, o site Minha Vida compartilhou um artigo com recomendações de especialistas na área.
Confira um trecho com dicas para evitar essas dores:
- Sintomas de câncer de fígado que podem ser confundidos com indigestão
- Como combater a diabetes com 5 legumes ricos em fibras e nutrientes
- Evite estes alimentos e reduza o risco de diabetes no futuro
- Confira 5 dicas de viagem para Trancoso sem gastar uma fortuna
Recomendações
As cólicas menstruais podem ser amenizadas com algumas atitudes e mudanças de comportamento. Uma dica eficiente do tempo das avós é o uso de uma bolsa de água quente na região abdominal. Com o calor, os vasos sanguíneos sofrem dilatação, o que provoca a diminuição da dor.
Outra recomendação da médica é que a mulher aprenda, durante sua vida fértil, a se conhecer cada vez melhor. Somente assim ela será capaz de identificar como a cólica e outros sintomas característicos da menstruação se manifestam no organismo.
Além disso, é importante a prática regular de exercícios físicos, que colaboram para reduzir o fluxo menstrual e os processos inflamatórios. “Uma dieta saudável também ajuda a equilibrar o organismo para que ele funcione melhor e, com isso, é arma importante contra as cólicas. Portanto é recomendável que a mulher tome bastante líquido e coma muitas fibras”, ensina Junqueira.
Para finalizar, ela alerta que, no período pré-menstrual e durante a menstruação, é aconselhável evitar a ingestão de cafeínas (café, chás, chocolate).