Alimento que todos têm em casa pode ajudar no combate ao câncer
Pesquisas recentes apontam uma descoberta promissora envolvendo o sal e novas abordagens no tratamento contra o câncer
Pesquisas levantam a possibilidade de o sal ser um fator importante no tratamento contra o câncer.
Estudos apontam que níveis elevados de sódio podem aumentar a eficiência das células imunológicas em combater o câncer, mas com algumas ressalvas.
Como o sal influencia no combate ao câncer?
Dois estudos publicados na Nature Immunology revelaram que uma dieta rica em sal pode potencializar a ação das células imunológicas, em especial as células T CD8+, conhecidas por destruir células cancerígenas.
- Esta fruta, eleita a mais saudável do mundo, previne pedra nos rins
- A fruta que pode proteger contra a infecção urinária naturalmente
- 3 alimentos inesperados que podem afastar o risco de demência em 28%
- Entenda por que, segundo a ciência, esta atividade ajuda a reduzir o risco de câncer de próstata
Essas pesquisas, realizadas em camundongos, mostraram que tumores se reduziram quando os animais consumiam mais sal, sugerindo que o sódio poderia ajudar no combate ao câncer ao melhorar o funcionamento das células de defesa do organismo.
É seguro aumentar o consumo de sal para tratar câncer?
Apesar dos resultados promissores em testes com animais, os cientistas são cautelosos ao recomendar o aumento de sal na dieta humana.
Isso porque o consumo excessivo de sal pode provocar efeitos negativos, como problemas cardiovasculares, câncer gástrico e outras doenças.
O foco, segundo os especialistas, é explorar o uso do sal em terapias controladas, nas quais as células T são tratadas com sal em laboratório antes de serem introduzidas no corpo do paciente.
O que são as células T e por que elas são tão importantes?
As células T CD8+ desempenham um papel central no sistema imunológico, atuando como “assassinas” que identificam e eliminam células cancerígenas.
As pesquisas indicam que o sal pode aumentar a longevidade e a eficácia dessas células, potencializando sua ação antitumoral.
Em experimentos com culturas de células e camundongos, o sal também parece melhorar o uso de nutrientes pelas células T, otimizando sua capacidade de destruir os tumores.
Embora os resultados com camundongos sejam encorajadores, os cientistas alertam que mais estudos clínicos são necessários para confirmar a segurança e a eficácia desse método em humanos.
Vale ressaltar que o tratamento com células T expostas a altos níveis de sódio pode se mostrar uma estratégia promissora, mas aumentar o consumo de sal diretamente não é recomendado.