Alimento reduz risco de câncer de intestino, aponta estudo
Estudo focou em analisar a influência do consumo regular de alho no desenvolvimento da doença
Embora a literatura médica não determine que um alimento sozinho seja capaz de oferecer todos os nutrientes necessários para a manutenção de sua saúde, existe um grupo de superalimentos que, além além de proporcionar benefícios ao corpo humano, pode ser capaz de reduzir o risco de câncer.
É o que aponta estudo publicado no European Journal Of Medication, que, por meio de evidências científicas, descobriram que um vegetal, usado como tempero, ajuda na proteção contra o câncer de intestino. Este alimento é algo bem familiar na cozinha brasileira: o alho.
O poder do alho
Velho conhecido na proteção de doenças comuns como resfriados, o alho possui um composto saudável chamado alicina, que ajuda a bloquear os radicais livres e impede a propagação de bactérias. A equipe de pesquisadores, no entanto, procurou saber se havia outros benefícios.
- Depressão e temperatura corporal: entenda conexão apontada pela ciência
- Consumo deste alimento provoca queda de cabelo, sugere estudo
- Estudo aponta para fator que aumenta em 31% o risco de demência
- Esta fruta, eleita a mais saudável do mundo, previne pedra nos rins
Para chegar ao resultado, o estudo observou 300 pacientes em dois hospitais de Milão, na Itália, que se inscreveram para uma colonoscopia, bem como para um programa de rastreamento de câncer de intestino.
Entre o grupo assistido, um terço deles tinha câncer, outro terço tinha adenoma intestinal (tumor benigno) e os demais eram saudáveis. Para completar as informações, eles responderam a um questionário que perguntava sobre seu estilo de vida e hábitos alimentares, incluindo o consumo de alho.
O estudo descobriu que a ingestão média a alta de alho pode desempenhar um papel na prevenção do câncer de intestino. A redução do risco foi maior em pessoas com menos de 70 anos e pessoas com menos escolaridade.
Sinais e sintomas do câncer de intestino
No estágio inicial da doença não é comum a ocorrência dos sintomas, por isso é importante a realização de exames preventivos para a detecção precoce.
Os primeiros sinais do câncer de intestino podem aparecer quando o tumor já está estágio avançado. Nessa fase, é comum sintomas como:
- Dor de estômago ou dores de gases frequentes
- Mudança nos hábitos intestinais (prisão de ventre ou diarreia)
- Sangue nas fezes
- Fraqueza
- Baixo nível de ferro, comumente com anemia (anemia por deficiência de ferro)
- Fezes pretas ou de cor escura