Como estes dois alimentos ajudam a prevenir o diabetes, segundo a ciência
Entenda os motivos encontrados por especialistas italianos
Pesquisadores da Universidade de Nápoles Federico II, na Itália, conduziram um estudo inovador sobre alimentos que podem ajudar na prevenção da diabetes tipo 2 e chegaram a conclusões surpreendentes.
Eles descobriram que consumir diariamente um copo de leite ou um potinho de iogurte pode ser um grande aliado na proteção contra essa doença.
Afinal, quais alimentos podem ajudar a prevenir o diabetes?
Segundo os cientistas, os produtos lácteos são fontes ricas de nutrientes, vitaminas e compostos bioativos que favorecem o bom funcionamento do metabolismo da glicose – essencial para o controle do açúcar no sangue.
- 6 hotéis-cápsulas para se hospedar mundo afora um dia
- Sinfônica de Santo André apresenta concerto Ressurreição com Coro Lírico do Theatro Municipal de São Paulo
- Sodiê Doces lança Bolo Cocada com Doce de Leite Gourmet para festividades de fim de ano
- 10 pacotes da Decolar por até R$ 2 mil para viajar em 2025
“Os probióticos, presentes no iogurte, desempenham um papel importante no metabolismo da glicose, o que pode explicar o risco reduzido de diabetes tipo 2 associado ao consumo regular desses produtos”, explicou Annalisa Giosuè, médica e principal autora do estudo.
Por outro lado, a pesquisa revelou que o consumo excessivo de carne vermelha e carnes processadas eleva o risco de desenvolver diabetes tipo 2 em cerca de 20%.
Entenda a relação entre os dois fatores
A pesquisa se baseou em uma análise detalhada de 175 estudos, extraídos de 13 revisões científicas anteriores, que investigaram a relação entre o consumo de 12 alimentos de origem animal e o risco de diabetes tipo 2. Além do leite e do iogurte, os pesquisadores examinaram o impacto das carnes vermelha, branca, processadas (como bacon e salsichas), peixe, queijo e ovos.
A diabetes, uma doença crônica que afeta a maneira como o corpo converte alimentos em energia, ocorre quando o corpo não consegue produzir insulina suficiente ou não utiliza o hormônio corretamente. Isso leva ao acúmulo de açúcar no sangue, o que, com o tempo, pode causar sérios problemas de saúde, como doenças cardíacas, problemas renais e perda de visão.