Alimentos que aumentam risco de câncer de próstata agressivo
Comer certos tipos de alimentos mostrou aumentar o risco da doença em quase três vezes, de acordo com um novo estudo
Um novo estudo mostrou que determinados alimentos podem aumentar o risco de câncer de próstata agressivo em quase três vezes.
A pesquisa publicada na BJU International descobriu que homens que consumiam junk food e refrigerantes eram mais propensos a tumores com risco de vida.
O estudo acompanhou 15.296 participantes espanhóis por uma média de 17 anos.
- Descubra como aumentar o colesterol bom e proteger seu coração
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
Aqueles que comiam uma dieta de estilo ocidental eram mais propensos a desenvolver tumores que se espalhavam para outros órgãos. A incidência aumentou entre duas e quase três vezes.
O padrão alimentar ocidental consistia em alta ingestão de laticínios com alto teor de gordura, carne processada, grãos refinados, doces, bebidas calóricas, alimentos de conveniência e molhos prontos.
Os autores explicaram ainda que suspeitam que esses alimentos aumentem a progressão do câncer de próstata através da interrupção da regulação hormonal.
Eles aumentam o estresse oxidativo que prejudica o reparo de danos ao DNA e levam a uma inflamação que aumenta a proliferação celular.
Além disso, muitos compostos que estão naturalmente presentes ou gerados ao cozinhar ou processar carne vermelha ou outros produtos podem afetar o risco de câncer de próstata, segundo os pesquisadores.
Eles ainda citam o fato de esses alimentos da dieta ocidental, com alto perfil de energia, contribuem para o aumento gordura corporal, o mais importante fator de risco modificável conhecido para o câncer de próstata.