Alopecia androgenética: causas, sintomas e tratamento
Não existe cura para a condição hereditária, mas existe tratamento que pode evitar a calvície
Alopecia androgenética é o termo técnico para queda de cabelo hereditária causada por hormônios masculinos. Esta é uma forma de queda de cabelo desencadeada por um aumento genético da sensibilidade dos folículos capilares aos hormônios sexuais masculinos (andrógenos).
Esta é uma queda de cabelo geneticamente predeterminada na qual a idade desempenha um papel importante.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, apesar de se iniciar na adolescência, só é aparente após algum tempo, por volta dos 40 ou 50 anos.
- Falta de zinco: aprenda a identificar os sintomas e saiba como tratar a tempo
- 9 sintomas de que está faltando proteína no seu corpo
- Terapia capilar: como reforçar a saúde do cabelo?
- Chá desta folha fortalece o cabelo e ajuda na prevenção de inflamações
Nessa condição, as raízes do cabelo desenvolvem hipersensibilidade ao DHT (desidrotestosterona), que vem do hormônio testosterona do próprio corpo.
O DHT reduz o tamanho dos folículos capilares, o que limita a sua produção. Então, o cabelo cai mais rápido. Isto se aplica igualmente a homens e mulheres.
Como saber se é perda de cabelo normal ou sinal de alopecia?
Uma pessoa pode perder entre 50 a 100 fios de cabelo todos os dias sem risco de desenvolver calvície, porque os fios se renovam continuamente. Esta queda de cabelo é geralmente temporária e não resulta em uma redução visível na densidade capilar.
No entanto, na alopecia androgenética ocorre uma sensibilidade dos folículos capilares ao hormônio diidrotestosterona (DHT), que causa o afinamento e a miniaturização dos fios, levando a uma perda progressiva de cabelo.
Sintomas e características da alopecia androgenética:
- Os cabelos ficam ralos e, progressivamente, o couro cabeludo mais aberto.
- Padrão de afinamento: nos homens, a queda de cabelo geralmente começa com o recuo da linha frontal do cabelo e/ou afinamento no topo da cabeça. Nas mulheres, o afinamento é mais difuso, mas geralmente se concentra na parte superior do couro cabeludo (coronária).
- Progressão lenta: a perda de cabelo é progressiva e tende a piorar com o tempo se não for tratada.
- Histórico familiar: um dos principais indicadores é o histórico familiar de calvície. Se outros membros da família, especialmente pais e avós, apresentam calvície, as chances de alopecia androgenética são maiores.
Quando procurar um dermatologista?
Se você perceber que está perdendo mais cabelo do que o normal ou se identificar características típicas da alopecia androgenética, como afinamento do cabelo em áreas específicas, é aconselhável procurar um dermatologista.
Um diagnóstico precoce pode ajudar a retardar a progressão da perda de cabelo e iniciar um tratamento eficaz.
Além disso, o dermatologista pode realizar exames como a tricoscopia, que permite visualizar o couro cabeludo e os folículos capilares de forma detalhada, ajudando a diferenciar entre perda de cabelo normal e alopecia androgenética.
Opções de tratamento
Quanto mais cedo for detectada a queda de cabelo, mais cedo o tratamento terá sucesso. Porque muitas vezes o sucesso só se torna visível três meses após o início do tratamento.
O crescimento do cabelo em áreas já calvas só pode ser alcançado parcialmente porque a redução no tamanho dos folículos capilares na alopecia androgenética é geralmente irreversível.
No entanto, novos medicamentos permitem impedir a queda de cabelo.
Os métodos de tratamento são diferentes para homens e mulheres.
A alopecia em mulheres pode ser tratada com preparações hormonais, como anticoncepcionais hormonais ou agentes tópicos contendo estrogênio.
Nos homens, a predisposição genética para a queda de cabelo pode ser tratada com um ingrediente ativo relativamente novo. O medicamento prescrito contém o ingrediente ativo finasterida, que é capaz de impedir a queda de cabelo em mais de 90% dos homens – se tomado regularmente.
A finasterida inibe o DHT e, portanto, bloqueia a queda de cabelo androgenética.
Também existe agora uma solução sem hormônios para queda de cabelo hereditária. A solução de minoxidil é eficaz para homens e mulheres.
O minoxidil é um vasodilatador apresentado sob a forma de loção de uso tópico, que ajuda a bloquear a ação dos derivados da testosterona no bulbo capilar e pode acelerar o crescimento dos cabelos. Também existe minoxidil em comprimido.