Alternar ritmo durante exercícios ajuda a queimar mais calorias
Caminhar é uma forma fácil, prática e barata de se exercitar. Também pode ser um grande aliado para quem quer perder peso, por ser um exercício de baixo impacto.
Mas muita gente ainda acha que só a caminhada não é o bastante para queimar calorias e acaba optando por exercícios mais acelerados, como a corrida, para atingir seus objetivos.
Porém, pesquisadores da Universidade Estadual de Ohio, nos Estados Unidos, concluíram que variando a velocidade durante a caminhada é possível potencializar em 20 % a queima de calorias. Já dar uma paradinha na caminhada e voltar a andar, potencializa em 8% a queima de calorias.
- Estes hábitos vão melhorar a sua circulação sanguínea; saiba como
- Ter algum destes 4 sintomas comuns pode indicar que você está com diabetes
- Este sinal de câncer de pâncreas é detectado em 75% dos casos
- Bahia: 3 lugares baratos para viajar e se encantar
Os especialistas chegaram a esses resultados após acompanhar voluntários que fizeram testes monitorados em esteiras ergométricas, medindo os custos metabólicos a cada alteração de velocidade ou parada. A mudança de velocidade não foi feita no contador das esteiras, mas sim no esforço direto do voluntário, que alterava seu ritmo ao se aproximar ou afastar da parte frontal do aparelho.
As conclusões, publicadas na edição de outubro do Biological Letters, foram que essas mudanças de esforço que demandam mais energia do corpo, potencializando o gasto metabólico.