Anemia: dicas de alimentos que ajudam a prevenir a doença
Alimentos como vegetais, folhas escuras e outras opções à mesa são fundamentais para prevenção da anemia
A anemia pode ser caracterizada por um sensação persistente de fraqueza e lentidão. A doença ocorre quando o organismo não possui uma quantidade suficiente de glóbulos vermelhos saudáveis ou de hemoglobina, a proteína responsável por transportar oxigênio para os tecidos do corpo.
Entre os diferentes tipos de tipos de anemia relatadas pela literatura médica, a deficiência de ferro é a forma mais comum da doença. Além disso, outras formas de anemia podem ser causadas por deficiências de vitamina B12, ácido fólico, ou problemas hereditários.
Anemia: como evitá-la?
Para evitar a anemia naturalmente, é importante seguir uma dieta rica em nutrientes essenciais. Aqui estão algumas dicas de alimentação:
- Autismo sem diagnóstico: conheça os sinais sutis que podem ser ignorados facilmente
- Estes sintomas do Alzheimer surgem a partir dos 30 anos
- Pesquisa mostra relação entre dieta e interrupção de crescimento de câncer
- Estudo aponta vitamina que pode baixar a pressão arterial em idosos
Vegetais de raiz
Destinada a aumentar a contagem sanguínea e tratar a anemia devido ao seu alto teor de minerais, as raízes são uma adição valiosa a uma dieta. O consumo regular de vegetais de raiz, como cenoura e batata-doce, pode ser benéfico para indivíduos que buscam aumentar a ingestão de nutrientes e melhorar a produção de células sanguíneas.
Folhas verdes
Alimentos como couve, espinafre e couve são naturalmente ricos nesses nutrientes e podem ser um componente importante de uma dieta balanceada para tratar a anemia e a deficiência de ferro.
Vitamina C
Aumentar a ingestão de vitamina C pode ser benéfico no tratamento da anemia, pois promove a absorção de ferro no organismo. Incluir alimentos como frutas cítricas, morangos e pimentões em uma dieta balanceada, pode ser uma maneira simples de aumentar a ingestão de vitamina C e melhorar a absorção de ferro.
Evite chás e café
Essas bebidas contêm compostos que podem inibir a absorção de ferro. Por isso, não é interessante tomá-los durante as refeições ou logo após a ingestão de alimentos ricos em ferro. O mesmo vale para bebidas alcoólicas ou o cálcio (em demasia), pois podem ser prejudiciais à absorção de ferro por parte do organismo.
Sementes e Nozes
Sementes e nozes são um grupo de alimentos ricos em nutrientes que podem ajudar a tratar a anemia devido ao seu alto teor de minerais e vitaminas.
Além de fornecer ampla nutrição, o consumo regular de nozes e sementes também pode ser uma rica fonte de fibra alimentar, que pode ajudar a melhorar a produção de células sanguíneas e aumentar a contagem sanguínea.