Ansiedade: 5 dicas para evitar o transtorno no dia a dia

Saiba como enfrentar os efeitos da ansiedade no dia adia

Brasil possui a maior prevalência de pessoas com ansiedade no mundo, segundo pesquisa recentes sobre o tema – iStock/Getty Images
Créditos: Getty Images
Brasil possui a maior prevalência de pessoas com ansiedade no mundo, segundo pesquisa recentes sobre o tema – iStock/Getty Images

De acordo com pesquisa divulgada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), 450 milhões de pessoas sofrem com algum quadro de ordem psicológica e 66% delas não recebem o tratamento adequado, seja por falta de informação ou por preconceito 

As consequências, no entanto, podem ser drásticas. Por isso, o acompanhamento de um profissional é importante para ajudar a encontrar um caminho de desenvolvimento e crescimento pessoal.

Além disso, a adoção de hábitos do dia a dia podem ajudar a controlar sintomas da ansiedade de forma leve, prática e acessível.

Confira a seguir 5 dicas para lidar com a ansiedade de forma natural e sem remédios:

1. Kava-kava

Considerada uma das ervas mais relaxantes que existe, seu uso deve ser feito com parcimônia, já que, apesar de não causar dependência, pode causar sonolência – não por acaso, em alguns países ela só é vendida com receita médica.

2. Exercícios intensos

A prática de exercícios aeróbicos intensos, como aulas de spinning ou jump, contribui para a redução do estresse acumulado durante o dia. Além disso, a queima de calorias pode ajudar diminuir a tensão e melhorar a saúde e o condicionamento físico.

3. Valeriana

Essa é uma planta cuja raiz é usada na preparação de chás que ajudam a relaxar e a dormir, inclusive alguns medicamentos já utilizam suas propriedades sedativas.

4.Yoga 

Utilizando-se de movimentos corporais, a técnica envolves técnicas de respiração que ajudam a relaxar. Por isso a meditação proporciona inúmeros benefícios para a saúde mental e física e pode ser praticada concomitantemente com outras formas de tratamento.

5. Terapia

A terapia tem como papel ajudar na compreensão dos problemas que fazem parte da nossa rotina e muitas vezes passam despercebidos, como por exemplo sintomas de ansiedade e depressão. Não por acaso, a terapia ajuda a desenvolver defesas e habilidades socioemocionais  que proporcionarão maior bem-estar e qualidade de vida.

Com informações do site Megacurioso.