Anticoncepcional famoso é apontado como causa de morte de jovem
Há tempos se discute os riscos gerados pelo uso continuado de pílulas anticoncepcionais. Não é raro aparecer na internet casos de trombose, embolia pulmonar, acidente vascular cerebral e até mortes decorrentes do uso do medicamento. Esse foi o caso de Charlotte Foster, de 23 anos, que morreu por conta de embolia pulmonar.
Após diversas análises, um inquérito constatou que a única causa possível para a formação do coágulo na jovem britânica era a pílula anticoncepcional que ela tomava, a Dianette, conhecida no Brasil como Diane-35.
Três semanas antes de morrer, Chalotte passou por consulta médica alegando dores nas pernas, nas costelas e nas costas, palpitações e dificuldades de respirar. De acordo com o depoimento da mãe da jovem, o médico recomendou apenas descanso a ela.
- Trombose: reconhecendo sintomas e sinais
- Entenda por que o risco de trombose aumenta após trauma ou cirurgia
- 8 doenças vasculares comuns: conheça os sintomas de cada uma
- Anticoncepcional provoca efeito inusitado, afirmam especialistas
Charlotte Foster faleceu em janeiro de 2016 e usou a pílula por cinco meses como método contraceptivo e para tratamento da acne.
Embolia pulmonar
A embolia pulmonar é uma doença causada por um coágulo de sangue em uma artéria, que acontece geralmente nas veias da perna (na região da coxa) ou da pélvis (área dos quadris). Esse tipo de coágulo também é conhecido como trombose venosa profunda. No caso de Charlotte, a trombose se soltou e se deslocou para os pulmões.
- Além dos sintomas apresentados pela jovem, em casos de embolia pulmonar, os pacientes podem sofrer com tosse repentina, respiração rápida, frequência cardíaca alta, ansiedade e tontura. Saiba mais sobre os sintomas, fatores de riscos e tratamentos para doença no site Minha Vida, parceiro do Catraca Livre.
Veja também: