Antônio Fagundes revela ter perdido 10 quilos em uma semana após diagnóstico
O ator Antônio Fagundes disse que a descoberta da doença foi violenta e destacou a importância de uma rotina saudável
O ator Antônio Fagundes, um dos maiores nomes da dramaturgia brasileira, recentemente fez uma revelação sobre sua saúde.
Em entrevista para a edição de outubro da GQ Brasil, o artista, de 75 anos, contou que foi diagnosticado com diabetes tipo 2 há cerca de oito anos, e que isso causou uma drástica mudança em seu corpo, incluindo uma perda de 10 quilos em apenas uma semana. “A descoberta foi violenta”, relembrou Antônio Fagundes.
Como Antônio Fagundes lidou com o diabetes tipo 2?
A rápida perda de peso e a transformação que seu corpo sofreu foram os primeiros sinais de que algo estava errado.
- Como adotar hábitos saudáveis e controlar a diabete tipo 2
- 7 legumes que ajudam a controlar o diabetes
- 5 sinais discretos na pele podem sinalizar diabetes; saiba reconhecer
- Chá preto: saiba como reduzir o colesterol ruim no organismo naturalmente
“Perdi 10 quilos em uma semana. (…) Comia muitas frutas, que têm frutose, uma espécie de açúcar, e não sabia que era um problema em excesso”, desabafou.
Após o diagnóstico, o ator teve que repensar sua alimentação e estilo de vida. Hoje, ele mantém o diabetes sob controle com medicamentos, uma dieta equilibrada e exercícios físicos.
Ele também é categórico sobre a importância dos cuidados e faz musculação e atividades aeróbicas quatro vezes por semana: “Estou melhor do que muita gente que não tem diabetes”, afirmou.
O que é o diabetes tipo 2?
O diabetes tipo 2 é uma condição crônica que afeta a forma como o corpo metaboliza o açúcar (glicose), essencial para fornecer energia às células.
Em pessoas com essa doença, o corpo se torna resistente à insulina, o hormônio responsável por regular a glicose no sangue, ou não produz insulina suficiente. Como resultado, os níveis de açúcar no sangue sobem e podem causar complicações graves à saúde, como problemas cardíacos, renais e de visão.
A doença pode se manifestar de forma lenta e muitas vezes os sintomas são ignorados ou confundidos com o cansaço do dia a dia.
Sintomas da doença
- Sede excessiva e boca seca;
- Fome constante, mesmo após refeições;
- Fadiga extrema;
- Perda de peso inexplicável;
- Visão embaçada;
- Cicatrização lenta de feridas;
- Infecções frequentes na pele, gengivas ou bexiga;
- Formigamento ou dormência nas mãos e pés.
Como prevenir?
Embora a genética possa influenciar o desenvolvimento da doença, é possível adotar medidas preventivas para reduzir o risco de diabetes tipo 2. Algumas dicas incluem:
- Manter uma dieta saudável: prefira alimentos ricos em fibras, como vegetais, grãos integrais e frutas em quantidade controlada. Reduza o consumo de açúcar e carboidratos refinados.
- Controlar o peso: o excesso de peso, especialmente a gordura abdominal, é um fator de risco para o desenvolvimento da doença.
- Praticar exercícios físicos: atividades como caminhada, corrida, musculação e ciclismo ajudam a controlar o peso e a sensibilidade à insulina.
- Evitar o sedentarismo: tente se movimentar regularmente durante o dia, mesmo que sejam pequenas atividades, como subir escadas ou caminhar curtas distâncias.
- Controlar os níveis de estresse: o estresse pode aumentar os níveis de glicose no sangue, o que contribui para o aparecimento da doença.
- Monitorar a saúde regularmente: fazer exames periódicos para medir os níveis de glicose no sangue é uma forma eficaz de identificar qualquer alteração precoce e agir antes que a doença se desenvolva.