Anvisa aprova novo ensaio clínico de vacinas para covid-19
Estudo vai analisar dois produtos, desenvolvidos pelas empresas BioNTech e Pfizer
A guerra contra o coronavírus segue a toda. Nesta terça (21), a Anvisa autorizou um novo ensaio clínico de vacinas para covid-19. Ele vai estudar dois tipos de vacina: um desenvolvido pela BioNTech e outro pela Pfizer.
Do total de 29 mil voluntários que vão testar essas vacinas no mundo, 5.000 serão do Brasil, nos Estados de São Paulo e da Bahia.
Para aprovar o novo ensaio clínico de vacinas para covid-19, a Anvisa analisou as etapas anteriores do desenvolvimento desses produtos. Elas incluem estudos não clínicos, in vitro, e em animais.
- Vacina da mpox é aprovada para adolescentes; veja o que diz a OMS
- Como a vacinação contra o HPV pode reduzir casos de câncer no Brasil
- Quais vacinas são obrigatórias para viajar para a Europa? Confira regras atualizadas
- 5 sintomas de covid em quem tomou a vacina para você se atentar
Além disso, se reuniu com as equipes da Pfizer e da BioNTech para alinhar os requisitos técnicos para a realização dos testes.
Etapas de testes de vacinas para covid-19
O Brasil entra no estágio 3 dos estudos clínicos dessas vacinas, que são os realizados em seres humanos.
Nessa etapa, são avaliados aspectos como a segurança da vacina e seu potencial de provocar respostas imunes do organismo, além da posologia e do modo de administração.
Também é verificado se a vacina é capaz de proteger os indivíduos com um mínimo de reações adversas.
As vacinas em estudo são baseadas em RNA (ácido ribonucleico). O RNA é traduzido pelo organismo humano em proteínas que irão induzir uma resposta imunológica.
O início dos testes em seres humanos ainda depende da aprovação do Conep, órgão do Ministério da Saúde responsável pela avaliação ética de pesquisas clínicas, e da organização do recrutamento de voluntários, que é de responsabilidade dos pesquisadores.
LEIA TAMBÉM: