Últimas notícias:

Loading...

Anvisa aprova registro definitivo da vacina da Pfizer

Apesar do avanço, a farmacêutica não possui nenhum acordo com o governo brasileiro, que chegou a recusar uma oferta feita no passado

Por: Redação
Ouça este conteúdo

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta terça-feira, 23, o registro definitivo da vacina da Pfizer/BioNTech. Esse é o primeiro imunizante contra a covid-19 que recebe registro sanitário definitivo no país.

Na prática, este tipo de autorização permite que a farmacêutica comercialize doses para aplicação em massa em toda a população brasileira. Apesar do avanço, a farmacêutica ainda não possui acordo com o Ministério da Saúde e, portanto, a vacina ainda não está disponível em território brasileiro.

No início do ano, a Pfizer disse ter oferecido 70 milhões de doses da vacina ao governo brasileiro para entrega ainda em dezembro, mas a oferta foi recusada. O Ministério da Saúde afirmou na ocasião que a oferta da Pfizer causaria uma “frustração” aos brasileiros devido ao pequeno número de doses oferecidas.

Hoje, o país conta apenas com a CoronaVac e com a vacina de Oxford/AstraZeneca, que ainda não possuem o registro definitivo, apenas autorização para uso emergencial.

Vacina
Crédito: DivulgaçãoAnvisa concede registro definitivo para a vacina da Pfizer

Confira na íntegra a nota da Anvisa:

“Como Diretor-Presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, informo com grande satisfação que, após um período de análise de dezessete dias, a Gerência Geral de Medicamentos, da Segunda Diretoria, concedeu o primeiro registro de vacina contra a Covid 19, para uso amplo, nas Américas.

O imunizante do Laboratório Pfizer/Biontech teve sua segurança, qualidade e eficácia, aferidas e atestadas pela equipe técnica de servidores da Anvisa que prossegue no seu trabalho de proteger a saúde do cidadão brasileiro.
Esperamos que outras vacinas estejam em breve, sendo avaliadas e aprovadas.

Esse é o nosso compromisso.” Diretor-presidente Antonio Barra Torres.

Compartilhe: