Anvisa cancela 1.266 pomadas, ceras e sprays para cabelos
Medida é uma resposta a relatos de efeitos indesejáveis recentes
Na última sexta-feira, 29, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou o cancelamento de 1.266 registros de produtos destinados ao cuidado capilar, como pomadas sem enxágue, ceras e sprays para modelar, trançar ou fixar cabelos.
A relação completa desses produtos, incluindo os nomes e os Cadastros Nacionais da Pessoa Jurídica (CNPJ) dos fabricantes, foi divulgada no Diário Oficial da União.

A iniciativa da Anvisa surge em decorrência das novas regras estabelecidas em setembro deste ano, através da Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) 814/2023.
- Aproveite a oportunidade de garantir um copo Stanley pela metade do preço
- Yoga e caminhada são aliadas poderosas contra a insônia, mostra estudo
- Entenda por que Trump quer mudar a fórmula da Coca-Cola
- Estudo descobre fruta que ajuda reduzir risco de depressão em 22%
A agência reguladora esclarece que os cancelamentos anunciados não estão diretamente relacionados aos recentes casos de irritação ocular que estão sob investigação. No entanto, nos últimos dias, a Anvisa tem recebido relatos de efeitos indesejáveis provocados por produtos para trançar/modelar os cabelos.
Entre as consequências notificadas estão cegueira temporária, lesões e queimaduras oculares, ardência intensa nos olhos, lacrimejamento, coceira, vermelhidão, inchaço e dor de cabeça. Essa situação reforça a importância das mudanças nas regras para garantir a segurança dos consumidores.

* Com informações da Anvisa e da Agência Brasil.