Anvisa interdita lote de leite condensado. Veja como proceder
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou hoje a interdição de um lote de leite condensado devido a laudo que apontou que o produto apresentava bactérias acima do limite permitido, segundo a site da agência.
O lote interditado é da marca Fazendeira, fabricado pela empresa Baduy e Cia Ltda., de Ituiutaba (MG).
A medida foi adotada depois que um laudo do Laboratório Central Noel Nutels, do Rio de Janeiro, reprovou o produto em um teste, apontado que o produto teve resultado insatisfatório na contagem de Estafilococos Coagulase.
- 3 aventuras nos Lençóis Maranhenses que valem cada segundo
- Uber lança ônibus fretado entre Guarulhos e SP; veja rotas
- Por que arrumar a cama ao acordar pode não ser tão saudável quanto parece?
- Como identificar e repor a falta de vitamina C no organismo
Segundo a Anvisa, o estafilococo é um tipo de bactéria relativamente comum, mas que pode provocar dor de barriga e vômitos. Por isso, o controle da presença deste tipo de bactéria em alimentos tem um limite rígido.
O lote interditado é o de número 0681M1, com validade até 17/1/2018.
O que o consumidor deve fazer
A medida é preventiva e vale por 90 dias até que seja feita a contraprova.
O recomendável é que este produto não seja consumido para evitar prejuízos à saúde, especialmente em pessoas mais vulneráveis como crianças, idosos ou pessoas que já estão doentes.
A Anvisa e as vigilâncias sanitárias dos estados e municípios são responsáveis pela fiscalização deste tipo de produto do ponto de vista da saúde.
Caso o consumidor acredite que foi lesado e deseja ser ressarcido ele poderá procurar um órgão de defesa do consumidor como o Procon de sua cidade.