Anvisa libera novo medicamento para tratamento de câncer de mama
Nova terapia deve estar disponível no Brasil nos próximos meses
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou um novo medicamento para tratar o câncer de mama HER2+, o tipo de tumor agressivo capaz de se desenvolver rapidamente. Trata-se do Herzuma, um medicamento biossimilar do trastuzumabe.
O Herzuma é um anticorpo monoclonal capaz de bloquear a multiplicação das células cancerígenas, sem atingir as células sadias. A medicação é recomendada tanto para casos de câncer de mama em estágio inicial como para metastáticos e pode ser usado por mulheres que já utilizaram outro tipo de tratamento.
A aprovação veio depois de a Anvisa analisar dados de similaridade analítica, dados não clínicos, farmacologia clínica, imunogenicidade, eficácia clínica e dados de segurança.
- Novo estudo indica medicamento que ajuda na recuperação do fígado
- 5 sinais de alerta para câncer de mama que vão além do caroço
- Câncer de mama: o que é o teste genético e quem pode fazê-lo gratuitamente?
- Outubro Rosa: 9 formas de prevenção ao câncer de mama
Antes de estar pronto para o uso, no entanto, o medicamento precisa receber a aprovação da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed), que analisará o preço do produto antes que ele possa ser comercializado no Brasil. A expectativa é que isso aconteça nos próximos meses.