Anvisa proíbe lotes de detergente por riscos de contaminação
A Agência publicou no Diário Oficial da União quais lotes do produto estão sob “risco potencial de contaminação microbiológica”
A Anvisa decidiu suspender a comercialização, distribuição e uso de certos lotes do detergente Ypê, da empresa Química Amparo, devido à identificação de um potencial risco de contaminação biológica.
A fabricante assegura que esse problema não representa ameaça à saúde ou segurança do consumidor.
A decisão publicada no Diário Oficial da União (DOU) na terça-feira, 7, exige a suspensão de todas as unidades do detergente fabricadas entre julho, agosto, setembro, novembro e dezembro de 2022, com os lotes finais 1 e 3.
- Estudo revela como alimentos podem combater a perda de memória
- Holbox, o paraíso rústico mexicano que você precisa conhecer
- Como identificar os sinais de açúcar elevado no sangue e agir rápido
- O câncer colorretal pode avançar mais rápido devido a esse fator
Segundo a Anvisa, foi identificado um desvio no processo de resultado de análise de monitoramento de parâmetro de produção.
Por conta disso, há o risco de contaminação e todos os lotes citados acima e, por isso, estão suspensos e os consumidores não devem utilizá-los.
Em comunicado, a Química Amparo, fabricante do detergente Ypê, afirmou que iniciou o recolhimento dos produtos há mais de um mês.
Isso ocorreu após uma análise interna detectar uma “alteração no odor característico” em alguns lotes.
A empresa ressaltou que essa alteração não representa riscos à saúde ou segurança do consumidor, embora possa ser perceptível ao olfato em alguns casos.