Anvisa proíbe venda de marca de atum por surto de intoxicação por histamina

Anvisa proíbe venda de marca de atum por intoxicação alimentar
Créditos: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Anvisa proíbe venda de marca de atum por intoxicação alimentar

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), em uma ação que ressalta a importância da vigilância e regulação alimentar, categoria chave das suas competências, anunciou em 18 de agosto de 2023 a proibição da comercialização, distribuição e uso do atum ralado em óleo comestível com caldo vegetal da marca Cellier Alimentos Linha Profissional, SIF 3699, lote 08/05/23.

À decisão segue um relatório preocupante do Centro de Vigilância Sanitária de São Paulo (CVS-SP) sobre um surto de intoxicação alimentar em Centros de Educação Infantil (CEIs) de Campinas após a ingestão do produto.

Os aflitos consumidores apresentaram sintomas compatíveis com a intoxicação alimentar por histamina, motivo pelo qual o produto foi retirado do mercado. As alarmantes evidências foram confirmadas através de exames laboratoriais promovidos pelo Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), que revelaram níveis desta substância acima dos limites tolerados pela legislação sanitária brasileira.

Você sabe o que é a histamina presente nesse atum?

A histamina é uma substância que se forma após a morte de pescados, sendo um consequente sinal de que as condições de armazenamento e manuseio foram inadequadas. Ela pode ser enganosamente confundida com uma reação alérgica, visto que peixes contaminados com níveis tóxicos de histamina podem não manifestar sinais usuais de alteração, tais como mudanças na cor, consistência ou cheiro.

O consumo desses pescados pode resultar em sintomas como erupções cutâneas no tronco superior, dor de cabeça, coceira na pele e sensações de formigamento e dormência na boca. Em casos mais severos, os indivíduos podem sofrer com náuseas, vômitos e diarreia. Os sintomas podem ser ainda mais graves em idosos ou em indivíduos com problemas de saúde pré-existentes.

Qual a importância da ação tomada pela Anvisa?

O recolhimento de produtos alimentícios no mercado tem como objetivo primordial proteger a saúde do consumidor. Trata-se de um processo de responsabilidade da empresa produtora, que deve ser realizado imediatamente após a descoberta de qualquer risco potencial ao público.

A Anvisa é responsável por constantes ações de fiscalização para garantir a segurança dos alimentos comercializados no Brasil. Portanto, é essencial se manter informado sobre essas ações e sobre as regras impostas e reguladas por este órgão. Para mais informações sobre essas ações e sobre as regras de recolhimento, é recomendável acessar o site oficial da Anvisa.