Anvisa aprova vacina da Pfizer contra covid em crianças de 5 a 11 anos
A autorização permite a aplicação de uma dosagem menor que a da vacina dada em maiores de 12 anos
A Anvisa aprovou nesta quinta-feira, 16, a aplicação da vacina da Pfizer contra a covis-19 em crianças de 5 a 11 anos, após uma análise de dados de estudos clínicos mostrar que o imunizante é seguro para esse público.
“O olhar de especialistas externos foi um critério adicional adotado pela Anvisa para que o uso da vacina por crianças fosse aprovado dentro dos mais rigorosos critérios, considerando para isso o conhecimento de profissionais médicos que atuam no dia a dia com crianças e imunização”, publicou a Agência em nota.
A resolução com a autorização da Anvisa será publicada ainda nesta quinta-feira no Diário Oficial da União, em edição especial, segundo gerente geral de Medicamentos da Anvisa, Gustavo Mendes.
Dosagem diferente
A autorização permite a aplicação de uma dosagem diferente da vacina dada em maiores de 12 anos. A formulação será aplicada em duas doses de 0,2 mL (equivalente a 10 microgramas), com pelo menos 21 dias de intervalo entre as doses.
A formulação pediátrica também é diferente. Ou seja, não se pode fazer diluição da dose de adulto para a dose de criança.
Para evitar trocas nos postos de vacinação, a tampa do frasco da vacina pediátrica será da cor laranja. Segundo a Anvisa, isso também vai facilitar a identificação pelos pais, mães e cuidadores que levarão as crianças para serem vacinadas.
Quando começa a vacinação?
Ainda não foi estabelecida uma data de início da campanha de vacinação desse público, que deverá ser definida pelo Ministério da Saúde. Cabe à pasta também organizar a logística de distribuição das vacinas aos postos de vacinação.
Como a vacina da Pfizer é a única aprovada para crianças da faixa etária entre 5 e 11 anos, não poderá haver a mistura de doses, como tem acontecido com adultos, que na falta do imunizante aplicado na primeira dose, tomam o de outra farmacêutica.