Aplicativos gratuitos ajudam a monitorar o ciclo reprodutivo

Ferramentas facilitam a organização de informações sobre o período menstrual e sintomas

09/12/2013 16:27 / Atualizado em 04/05/2020 14:03

Os aplicativos são gratuitos
Os aplicativos são gratuitos

Para ajudar a organizar informações, estão disponíveis aplicativos que funcionam como diário e calendário do ciclo menstrual e reprodutivo. Com eles, é possível registrar quando começou o período menstrual, cólicas e outros sintomas e como a pessoa está se sentindo em cada fase do ciclo. As informações podem ser úteis na hora de uma consulta médica e na manutenção da saúde.

O “Meu diário mensal”, por exemplo, disponível apenas para sistema iOS, compara mês a mês as dores e sangramentos, além de possibilitar a exportação dos para e-mail pessoal – facilitando, assim, o compartilhamento de informações com o(a) médico(a).

Nele é possível anotar a intensidade e a localização das dores; a intensidade do sangramento; e observações sobre como está se sentindo a cada dia. O app cria automaticamente gráficos mensais dos sintomas e exibe um calendário com resumo das informações.

O “Calendário Menstrual” também ajuda a monitorar o ciclo. Fácil de usar, o aplicativo permite inserir informações como datas de menstruação, sinais e sintomas, intensidade, medicações tomadas, entre outras. Além disso, o app mostra a previsão dos dias férteis, da ovulação e da próxima menstruação.Está disponível para iOS e Android, em português, inglês, francês, espanhol e italiano.