Após vacinação, morte de idosos com mais de 90 anos cai em São Paulo
Dados mostram que o número de internações entre pessoas dessa faixa etária também caiu na capital paulista
Um levantamento feito pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo mostra que a morte de idosos com mais de 90 anos caiu 70% em fevereiro em comparação a janeiro de 2021. A queda coincide com o início da aplicação da vacina contra covid-19 nesta faixa etária, a primeira a ser imunizada após os profissionais de saúde.
Segundo os dados, a capital paulista perdeu 38 pessoas dessa faixa etária no mês passado, contra 127 em janeiro.
Apesar disso, prefeitura da capital ainda não aponta ligação com vacinação e lembra que números ainda podem ser atualizados retroativamente.
Ainda de acordo com os dados, o número de internações entre pessoas dessa faixa etária também caiu. Em janeiro, 246 idosos foram deslocados para UTIs ou enfermarias, enquanto que, em fevereiro, esse número foi de 104.
Já os casos confirmados de covid-19 entre os idosos acima dos 90 anos caíram 62,1%. Em janeiro, os diagnósticos positivos passaram de 380, enquanto que, em fevereiro, o número foi de 144.
Segundo a Prefeitura de São Paulo, os números contemplam casos de residentes da capital e abrangem todos os equipamentos de saúde da cidade, sejam eles municipais, estaduais, privados ou filantrópicos.