App liga dependentes químicos a grupos de apoio em São Paulo

Ferramenta disponibiliza 1.200 endereços de associações que ajudam no tratamento

App indica grupos de apoio gratuitos a viciados em álcool e drogas
Créditos: Getty Images/iStockphoto
App indica grupos de apoio gratuitos a viciados em álcool e drogas

Um aplicativo disponível para download no sistema Android reúne 1.200 endereços de organizações que dão suporte a pessoas envolvidas com o álcool e drogas. Chamada Eu me Importo, a ferramenta foi desenvolvida pelo movimento Vale a Pena com a intenção de facilitar o acesso dessas pessoas a grupos de apoio no estado de São Paulo.

A pessoa interessada em acessar esses grupos deve baixar o aplicativo e inserir o seu endereço ou CEP de via próxima onde está para ter a indicação de organizações, dias e horários das reuniões de apoio.

A ferramenta foi desenvolvida pelo advogado Paulo Leme Filho, que está há 21 anos longe das bebidas, e que escreveu junto com o pai o livro “A Doença do Alcoolismo”.  Hoje, os dois dão palestras gratuitas e percebem que muitas pessoas não se sentem à vontade para falar abertamente sobre o problema e pedir ajuda.

“Eu me Importo não solicita nome e informações pessoais, preservando o anonimato. Portanto, não há perigo de vazamentos por se tratar de uma ferramenta de consulta e não de captação de dados”, esclarece o criador do app, Paulo Leme Filho.

Ferramenta garante anonimato do usuário
Créditos: Getty Images
Ferramenta garante anonimato do usuário

Entre os grupos de apoio indicados no app estão: Alcoólicos Anônimos (AA), Narcóticos Anônimos (NA), Associação Antialcoólica do Estado de São Paulo, Amor-Exigente, Al-Anon e Nar-Anon.

Paulo Leme Filho reforça que o AA, por exemplo, existe há mais de 70 anos no Brasil. “Indicamos  apenas como dar o primeiro passo. Não emitimos  juízo de valor sobre qual é o melhor grupo. O que fazemos é colocar à disposição os endereços de entidades sérias, renomadas e gratuitas”.

Leia também: