Apresentadora conta como sepse ocorreu minutos antes dela entrar no ar
Jornalista da BBC fala sobre os sintomas e o que provocou a condição
Uma apresentadora da BBC, na Escócia, chamada Sarah McMullan compartilhou nas redes sociais que foi atingida por uma crise de sepse, que poderia te tirado sua vida, momentos antes de entrar no ar com o jornal.
Sepse é o nome dado a infecção generalizada. Ela ocorre frequentemente em pessoas que estão em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e apresenta alta taxa de mortalidade.

A jornalista disse que não conseguiu identificar os sinais, mesmo tendo entrevistado uma mulher que quase morreu algumas semanas antes com a mesma condição.
- Rastreamento do câncer: qual a hora certa para realizar exames preventivos?
- Boticário abre 20 mil vagas em curso gratuito de tecnologia
- Câncer silencioso que apresenta sinais apenas em estágios avançados
- Estes são os sinais que podem indicar algum tipo de intolerância alimentar
Ela contou que os sintomas começaram quando ela iniciou o turno de trabalho e se preparava para a apresentação do jornal. Sarah notou que sentia seu corpo frio e alguns arrepios. Momentos depois, ela começou a tremer e ficou pálida.
“Meus lábios estavam ficando azuis. Minhas mãos estavam brancas como giz, como se você estivesse do lado de fora no inverno por horas. Não havia cor na minha pele. Não havia calor no meu corpo. Estava tremendo e tremendo descontroladamente”, lembrou.
Apesar de perceber que não estava normal, ela só procurou ajuda mais de 36 horas depois.
“Foi difícil entender o que estava acontecendo, passou pela minha cabeça: ‘Estou tendo algum tipo de ataque de pânico?'”, comentou em entrevista à BBC Radio Scotland.
No hospital, ela foi rapidamente diagnosticada com uma infecção nos rins, que era foco da sepse. A apresentadora precisou ficar quase uma semana no hospital tomando antibióticos e morfina.
O que é sepse?
A sepse é a resposta extrema do corpo a uma infecção. É uma emergência médica com risco de vida.
Essa condição acontece quando a infecção desencadeia uma reação em cadeia em todo o corpo. As infecções que levam à sepse geralmente começam no pulmão, trato urinário, pele ou trato gastrointestinal.

Sem tratamento oportuno, a sepse pode levar rapidamente a danos nos tecidos, falência de órgãos e morte.
De acordo com o Centro de Controle de Doenças (CDC), os sinais de sepse incluem frequência cardíaca alta, ou pulso fraco, febre, calafrios, sensação de muito frio, confusão, falta de ar, dor ou desconforto extremo.