Aprovado primeiro spray contra enxaqueca; veja como funciona
A droga demonstrou em ensaios clínicos fornecer alívio rápido da dor em até 15 minutos
Os EUA aprovaram o mais novo medicamento da Pfizer para enxaqueca, o Zavzpret (zavegepant). É o primeiro e único tratamento de enxaqueca em spray nasal.
A droga demonstrou em dados de ensaios clínicos fornecer alívio rápido da dor em até 15 minutos para quem sofre de enxaqueca, com alívio que dura até 48 horas, segundo a fabricante.
A presidente da Pfizer Global Biopharmaceuticals Business e diretora comercial, Angela Hwang, disse que a aprovação do Zavzpret “marca um avanço significativo para pessoas com enxaqueca que precisam se livrar da dor e preferem opções alternativas aos medicamentos orais.”
Os estudos mostraram segurança, tolerabilidade e eficácia do Zavzpret para tratamento de dor aguda.
O efeito colateral mais comum experimentado pelos participantes no estudo foi uma alteração temporária do paladar conhecida como disgeusia, apresentada por cerca de 20% dos usuários.
A previsão de lançamento do novo medicamento nos EUA é para julho deste ano. Não há previsão ainda para o Brasil, que precisa antes aprovar a medicação.
O que causa a enxaqueca?
De acordo com o Ministério da Saúde, a enxaqueca é uma doença neurológica, genética e crônica cuja principal característica é a dor de cabeça latejante, em um ou nos dois lados da cabeça.
A condição afeta mais de 10% das pessoas em todo o mundo, com indivíduos entre 20 e 50 anos com maior probabilidade de sofrer da doença, de acordo com a JAMA Network, uma revista científica da American Medical Association.
A dor é causada pela ativação de fibras nervosas na parede dos vasos sanguíneos cerebrais. Uma substância chamada peptídeo relacionado ao gene da calcitonina (CGRP) é um mensageiro químico no cérebro que desempenha um papel na modulação da dor e inflamação.
O medicamento da Pfizer funciona bloqueando exatamente os sinais do CGRP.
Outros sintomas da enxaqueca:
- sensibilidade à luz, a cheiros, ao barulho;
- náuseas, vômitos;
- sintomas visuais, como pontos luminosos, escuros, linhas em ziguezague que antecedem ou acompanham as crises de dor;
- formigamento e dormências no corpo (as auras da enxaqueca);
- tonturas, sensibilidade a movimentos ou passar mal em viagens de carro, ônibus, barco.