Ataxia súbita? Pode ser sinal de AVC ou falta de vitamina
A condição pode afetar a caminhada e o equilíbrio, a coordenação das mãos, a fala e a deglutição, e os movimentos dos olhos
Ataxia é o termo usado para descrever uma dificuldade ou incapacidade de manter a coordenação motora, sintoma presente em diversos quadros neurológicos, como AVC, esclerose múltipla, trauma craniano ou tumores cerebrais.
Além dessas condições, a ataxia também pode ser causada pela deficiência de vitaminas, especialmente as do complexo B, como a vitamina B12, que é fundamental para a função neurológica e a saúde dos nervos.
Também pode ser uma consequência da doença celíaca, que é multissistêmica, portanto pode acometer inúmeras regiões do organismo, incluindo o cérebro.
- Estudo aponta para fator que aumenta em 31% o risco de demência
- Cientistas podem ter descoberto fator para autismo que recebe pouca atenção
- Falta de zinco: aprenda a identificar os sintomas e saiba como tratar a tempo
- Saiba como a falta de vitamina A pode atrapalhar sua rotina
A ataxia geralmente resulta de danos à parte do cérebro chamada cerebelo ou suas conexões. O cerebelo controla a coordenação muscular.
Quais os sinais de ataxia?
A ataxia pode se desenvolver de forma súbita ou lentamente, agravando-se ao longo do tempo.
Alguns dos sinais iniciais incluem tropeçar frequentemente, andar de maneira instável e dificuldade com tarefas que exigem coordenação motora fina, como amarrar cadarço, ou escrever.
Outros sintomas mais perceptíveis incluem movimentos involuntários dos olhos (como oscilações de um lado para o outro), dificuldade para engolir e alterações na fala. Reconhecer esses sinais é fundamental para buscar um diagnóstico e tratamento adequados.
Como se trata ataxia?
O tratamento da ataxia cerebelar foca na causa da condição. Se a causa da ataxia for uma deficiência de vitaminas, por exemplo, o médico pode indicar suplementação.
Em outros casos, pode ser necessário o uso de medicamentos ou fisioterapia e terapia ocupacional para ajudar na recuperação das habilidades motoras e na adaptação às limitações da ataxia.
De toda forma, caso ocorra o médico deve ser procurado para avaliar.