Esta atividade simples e diária pode prevenir doenças cardíacas
O estudo, que acompanhou os participantes por 12 anos, aponta que o hábito também pode evitar o desenvolvimento de cânceres
Um estudo promovido pela Universidade de Tulane, localizada em Nova Orleans (EUA), trouxe à tona resultados impressionantes sobre a relação entre uma atividade simples e a prevenção de doenças cardiovasculares e cânceres.
A atividade física, muitas vezes vista como um mero componente da rotina diária, pode trazer benefícios significativos para a saúde do coração e a redução do risco de doenças graves.
A pesquisa, publicada na revista científica Atherosclerosis, observou os hábitos e a saúde de 450 mil indivíduos no Reino Unido ao longo de aproximadamente 12 anos e meio.
- Estudo aponta o suco que pode aumentar a capacidade do corpo de queimar gordura
- SP abre mais de 20 mil vagas para cursos gratuitos; veja como participar
- O que fazer em João Pessoa? Visite essas 3 praias de tirar o fôlego
- Exercícios no fim de semana: um aliado surpreendente para a saúde
O que fazer para não ter problema cardíaco?
A pesquisa sugere que subir mais de cinco lances de escada por dia poderá diminuir em até um quinto o risco de ter doenças cardíacas.
Os participantes do estudo forneceram informações sobre a quantidade de escadas que subiam regularmente e foram avaliados levando em consideração fatores genéticos e histórico familiar de doenças.
O estudo identificou que interromper a prática de subir escadas diariamente pode aumentar em um terço o risco de doenças cardiovasculares ateroscleróticas.
Quais são os benefícios de subir escadas?
Os professores envolvidos no estudo destacaram que a prática de subir escadas é uma forma eficiente de melhorar a aptidão cardiorrespiratória e o perfil lipídico.
De acordo com os resultados do estudo, indivíduos que fazem da subida de escadas um hábito diário podem reduzir consideravelmente o risco de desenvolver complicações.
Dr. Lu Qi, principal autor do estudo, ressalta que subir escadas pode ser extremamente vantajoso. Principalmente para aqueles que encontram dificuldades em atingir os níveis recomendados de atividade física diária.
Afinal, como fazer da subida de escadas um hábito?
A recomendação é clara: fazer da subida de escadas uma atividade regular pode ser uma estratégia preventiva primordial contra doenças cardíacas, então sempre que tiver a chance prefira ir pelas escadas ao invés dos elevadores ou das escadas rolantes.
Subir escadas não apenas fortalece o coração, como também é uma prática acessível e que pode ser facilmente integrada ao dia a dia. Isso sem a necessidade de equipamentos especiais.
Diante dessas descobertas, esse simples ato de movimento demonstra ser uma ferramenta valiosa na luta contra algumas das doenças mais comuns e graves da atualidade.