Ator da Globo descobre doença crônica antes de cirurgia: ‘eu não sabia’
O ator Welder Rodrigues passou por uma cirurgia cardíaca após ser diagnosticado com duas artérias coronárias obstruídas
O ator Welder Rodrigues, de 54 anos, passou recentemente por uma cirurgia cardíaca para tratar duas artérias coronárias entupidas e, durante o procedimento, teve uma surpresa: ele foi diagnosticado com diabetes.
Conhecido por seu papel como Suppapou Uaçi na versão mais atual da “Escolinha do Professor Raimundo” e como Sabá Bodó na novela “No Rancho Fundo”, Welder compartilhou os detalhes dessa descoberta em entrevista ao programa “Fantástico”, também da TV Globo.
Diagnóstico de problema cardíaco
Welder procurou atendimento médico após sentir dores embaixo da costela, do lado esquerdo. Ao realizar uma tomografia, os médicos descobriram que ele tinha artérias coronárias obstruídas.
O ator foi então informado de que “o seu coração entupiu”, o que representava um sério risco de parada cardíaca.
Apesar do diagnóstico, Welder continuou trabalhando e gravou cenas para a novela “No Rancho Fundo” antes de passar por uma cirurgia para aplicação de pontes de safena, usadas para contornar as artérias obstruídas e garantir o fluxo sanguíneo.
Como o ator descobriu que tinha diabetes?
Durante a preparação para a cirurgia, Welder também descobriu que era diabético, um diagnóstico desconhecido até então.
“Eu não sabia que tinha e comia açúcar de uma forma desesperada. Do lado do computador tinha um pote de jujuba. Eu estava comendo torrões de açúcar 24 horas”, admitiu.
Ele sentia dormência nas extremidades, mas atribuía o sintoma ao cansaço por causa do trabalho. “Recalculei com certeza em relação à alimentação, cheguei em casa no dia que eu soube que estava diabético, fui no armário das guloseimas e fiz um ritual lixo. Sabe quando você faz um ritualzinho? Joguei tudo no lixo”, relembrou.
A cirurgia para colocar as pontes foi um sucesso e Welder se recupera bem. O ator aproveitou para comentar sobre a importância de seguir as orientações médicas, tomar os medicamentos corretamente e realizar a fisioterapia para uma recuperação completa.
Diabetes pode ser silencioso
O diabetes pode ser silencioso e perigoso, afetando 10,2% da população brasileira, conforme a pesquisa Vigitel Brasil 2023. A doença se caracteriza pela deficiência na produção ou ação da insulina, dificultando a metabolização dos alimentos em energia.
O maior risco da diabetes é a ausência de sintomas iniciais, o que pode demorar a alertar o paciente sobre os danos causados pelo excesso de glicose no sangue. Com o tempo, isso pode resultar em complicações graves, como doenças cardíacas, renais e até amputações.
A doença pode se manifestar de formas diferentes, sendo dividida principalmente em diabetes tipo 1, que envolve a destruição das células produtoras de insulina, e a tipo 2, caracterizada pela resistência à insulina. Além disso, a diabetes gestacional pode ocorrer durante a gravidez.
Especialistas alertam para a importância de adotar um estilo de vida saudável, com alimentação equilibrada e atividade física regular, além de consultas médicas constantes, para prevenir e controlar a doença.
Sintomas da doença
Tipo 1:
- Fome frequente;
- Sede constante;
- Vontade de urinar diversas vezes ao dia;
- Perda de peso;
- Fraqueza;
- Fadiga;
- Mudanças de humor;
- Náusea e vômito.
Tipo 2:
- Fome frequente;
- Sede constante;
- Formigamento nos pés e mãos;
- Vontade de urinar diversas vezes;
- Infecções frequentes na bexiga, rins, pele e infecções de pele;
- Feridas que demoram para cicatrizar;
- Visão embaçada.