Atriz faz lista de como o namorado pode lidar com sua ansiedade
Kelsey Darragh escreveu uma lista com coisas que seu namorado pode fazer para ajudá-la a superar a doença
A atriz Kelsey Darragh, que já admitiu em ocasiões anteriores sofrer com ataques de pânico e ser vítima de ansiedade crônica, viralizou nas redes sociais ao escrever uma lista com 15 coisas que seu namorado deve fazer para ajudá-la a superar esses distúrbios.
Intitulada “15 coisas REALÍSTICAS que você pode fazer para me ajudar a passar por um ataque de pânico”, a lista pede para ele ter paciência com ela e, entre outros, fazer com a artista não se esqueça de tomar seus remédios.
Confira:
- Descubra como aumentar o colesterol bom e proteger seu coração
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
1 – Saiba que estou assustada, mas não conseguirei explicar por que. Então, por favor, não se desespere ou se irrite comigo.
2 – Ache meus remédios se estiverem por perto e certifique-se de que eu os tome!
3 – Exercícios de respiração irão me frustrar, mas eles são vitais. Tente fazer com que eu sincronize minha respiração com a sua.
4 – Faça sugestões delicadas de coisas que poderíamos fazer juntos para distrair meu desespero (não me diga o que preciso/devo fazer – e escute quando eu disser não a algo).
5 – Para pânico dissociativo – Lembre-me de que isso já aconteceu comigo e que dessa vez também irá passar! Sempre passa, mas é extremamente assustador quando está acontecendo, então talvez me conte alguns fatos divertidos sobre mim ou de nossa vida juntos que me fará sorrir ou rir.
6 – Alguns goles de água podem ajudar, mas não me diga que eu preciso beber porque ACREDITEM EM MIM eu sinto como se fosse vomitar.
7 – CONTINUE RESPIRANDO COMIGO
8 – Se nós pudermos sair de onde estivermos, leve-me para casa.
9 – Por favor seja muito legal comigo. Eu não estarei me sentindo como eu mesma + estarei envergonhada + me sentindo culpada por fazer você ter que passar por isso, então, por favor, não fique frustrado comigo.
10 – Às vezes, um longo e tranquilo abraço irá me ajudar a fazer com que eu me sinta segura.
11 – Me ajudar a respirar será difícil, mas é muito importante!
12- Se a situação estiver muito ruim, coloque minha mãe, minha irmã ou minha melhor amiga no celular para falar comigo!
13 – Me diga para não lutar contra isso – em vez disso, deixe com que passe através de mim. Quanto mais eu tentar controlar o problema [ou você tentar controlar], pior será.
14 – Seja empático comigo! Você poderá não entender o que está acontecendo, mas estará me entendendo!
15 – Assim que passar [tipo horas depois], converse comigo sobre o ocorrido. Como foi? O que podemos fazer na próxima vez?
Kelsey”.
ANSIEDADE
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o transtorno de ansiedade é um dos mais comuns, atingindo 1 a cada 13 pessoas no mundo. No brasil, existem 13 milhões de pessoas afetadas pelo problema, segundo informações da OMS.
A causa da ansiedade está ligada a alguns fatores, como o consumo excessivo de redes sociais, por exemplo.
A boa notícia é que – apesar dos distúrbios de ansiedade serem um problema sério, que muitas vezes demanda acompanhamento de especialistas – é possível aliviar seus sintomas adotando atitudes simples na rotina. Confira algumas: