O que meia colher de azeite de oliva pode fazer pela sua saúde
Como consumir meia colher do produto diariamente pode reduzir o risco de doença grave; veja os benefícios
Um estudo dos Estados Unidos revelou que o consumo diário de mais de meia colher de sopa de azeite de oliva pode reduzir o risco de desenvolver Alzheimer em até 28%.
Esse efeito foi observado em um estudo, que durou 28 anos, com mais de 92 mil adultos. O interessante é que a associação se mostrou ainda mais forte em mulheres.
Meia colher de azeite tem poder
Trocar ingredientes, como margarina ou óleo, por azeite de oliva pode ter um impacto positivo na saúde, mesmo que você faça pequenas mudanças.
- Estudo revela como alimentos podem combater a perda de memória
- Holbox, o paraíso rústico mexicano que você precisa conhecer
- Como identificar os sinais de açúcar elevado no sangue e agir rápido
- O câncer colorretal pode avançar mais rápido devido a esse fator
Substituir essas gorduras menos saudáveis por uma simples colher de chá de azeite já pode diminuir o risco de mortalidade por demência em 8%.
O produto é rico em antioxidantes e tem propriedades anti-inflamatórias, que ajudam a proteger o cérebro e outros sistemas do corpo.
Isso vale para qualquer pessoa?
Os benefícios do azeite de oliva foram observados independentemente da dieta geral ou da predisposição genética das pessoas.
Ou seja, mesmo que você não siga uma dieta mediterrânea ou tenha histórico familiar de doenças como o Alzheimer, o consumo regular desse óleo vegetal pode contribuir para a saúde cerebral.
Quais são os benefícios do azeite?
O segredo está nas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias presentes no azeite de oliva. Esses componentes ajudam a combater os radicais livres, que são moléculas que podem danificar as células do corpo, incluindo as células cerebrais.
Além disso, o óleo vegetal promove uma melhor saúde cardiovascular, o que também tem impacto na função cerebral.
“O azeite de oliva pode retornar, pelo menos metaforicamente, ao armário de remédios, tão bom é o que dizem que ele é para você”, afirmou o especialista Dr. Theodore Dalrymple, à revista The Oldie.
Além de incluir o óleo vegetal na alimentação, é importante adotar hábitos saudáveis no geral, como praticar atividades físicas, manter uma dieta equilibrada e cuidar da saúde mental, para prevenir doenças neurodegenerativas.
*Informações com base no artigo do The Sun.