Bahia tem primeiro caso de coronavírus e total no Brasil vai a 9
A paciente contaminou-se na Europa e manifestou os primeiros sintomas depois de ter chegado ao Brasil
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia confirmou nesta sexta-feira o primeiro caso de novo coronavírus no estado. Com esse, já chega a 9 o número de infectados com o Covid-19 no Brasil.
O nono caso trata-se de uma mulher de 34 anos, moradora de Feira de Santana, que esteve na Itália e voltou ao Brasil no dia 25 de fevereiro.
Apesar de ter manifestado os sintomas logo que chegou de viagem, agora ela se encontra assintomática e em isolamento domiciliar.
Os outros casos confirmados estão localizados em São Paulo (6), Rio de Janeiro (1) e Espírito Santo (1).
No final da tarde da última quinta-feira, 6, o Ministério da Saúde havia confirmado os primeiros casos de transmissão local. Duas pessoas, que não viajaram para fora do país, mas tiveram contato com o primeiro brasileiro com o Covid-19, também foram diagnosticadas com o vírus.
Até o momento, o país tem 636 casos suspeitos em investigação. Desde o início do monitoramento, 378 suspeitas foram descartadas. Apesar dos números altos de casos suspeitos e do crescente número de confirmados, o Ministério da Saúde reforça que não há razão para pânico.
Sintomas de coronavírus
Os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado, com febre, tosse e dificuldade para respirar. O Covid-19 pode, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias.
Prevenção
Os cuidados para reduzir o risco de contrair o coronavírus são básicos e incluem lavar as mãos frequentemente com água e sabão, usar desinfetante à base de álcool e evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
Veja outras dicas:
-Ao tossir ou espirrar é recomendado cobrir a boca e nariz
-Não tocar mucosas de olhos, nariz e boca de outra pessoa
-Usar lenço descartável para higiene nasal
-Não compartilhar objetos de uso pessoal
-Manter o ambiente ventilado
-Ao viajar para locais com circulação do vírus tomar cuidado para não entrar em contato com pessoas doentes e animais vivos ou mortos.