Banana previne câimbras e ajuda a diminuir o estresse

O plantio de bananas, originário do Sudoeste Asiático, é uma das culturas mais antigas do mundo. Hoje, no Brasil, são produzidas cerca de seis milhões de toneladas de bananas por ano, com consumo médio de 35 kg/habitante/ano. A banana é rica em carboidratos, fibras e minerais, que são importantes para a saúde intestinal e metabólica. Além disso, a fruta é capaz de prevenir câimbras e diminuir o estresse.

Para mostrar todos os seus benefícios, o site Minha Vida elaborou um artigo sobre a fruta, com a ajuda da nutricionista Karina Valentim, da PB Consultoria em Nutrição.

A banana pode ser uma excelente aliada na modulação do estresse e da ansiedade

Confira um trecho da matéria com alguns tipos de banana e suas características nutricionais:

Banana nanica: Esta variedade de banana possui casca fina e cor amarelo esverdeada. A banana Nanica possui sabor doce, textura macia, e tamanho inferior à 12 cm. Cultivada na América Latina.

Banana prata: É considerada um pouco menos doce, mais consistente e um pouco maior do que a banana Nanica, possuindo até 15 cm de comprimento. Possui casca com cinco facetas de cor amarelo esverdeada.

Banana da terra: Muito utilizada para a fritura e consumida no Norte e Nordeste brasileiros a banana da terra é rica em amido, este tipo de banana apresenta o maior tamanho dentre todas as variedades, podendo chegar a medir 30 cm e pesar 500 gramas. Sua casca é amarela escura e quando madura, apresenta manchas pretas.

Banana maçã: Mais consumida no centro-sul brasileiro a banana maçã é pequena (até 15 cm), de casca fina, amarelo clara. Tem sabor adocicado e pode ser acompanhada de aveia ou farinhas integrais.

Banana ouro: Produzida e consumida no litoral paulista. Dentre as bananas é a que possui menor tamanho, máximo 10 cm. Possui forma cilíndrica, polpa doce e casca fina na cor amarelo ouro.

Banana verde: A banana ainda verde é considerada um alimento funcional uma vez que apresenta um alto conteúdo de amido resistente. Este amido tem ação similar as fibras alimentares. Além disso a banana verde pode ser utilizada para controle de glicemia uma vez que o amido resistente aumenta o tempo de digestão dos carboidratos ingeridos, liberando menores quantidades de glicose na corrente sanguínea.

Leia aqui a matéria na íntegra.