Barriga de grávida: existe formato ideal?

Cada corpo se transforma de uma maneira e em um ritmo próprio e muitos fatores irão influenciar nisso

Por: Redação | Comunicar erro
Tata werneck grávida
Crédito: reprodução/InstagramTata Werneck no terceiro mês de gestação

Basta alguma famosa postar foto de sua gravidez para surgirem comentários e comparações sobre o tamanho da barriga. É o que vem acontecendo com a apresentadora Tata Werneck, que fez uma publicação ironizando as perguntas inconvenientes que recebe em seu Instagram.

‘Nossa, que barriga enorme! Tem certeza que é só um?’- sim. ‘mas será que não está grávida há mais tempo?’ – acho que não. ‘eu, no mesmo tempo de gestação não tinha essa barriga’ – que bom! Cada gestação é única, não tem padrão de barriga pra gestação. ‘você está chateada comigo?’ – não. Até porque você sou eu falando sozinha lembrando do que ouço todos os dias”, escreveu a atriz, que está no terceiro mês de gestação.

Mas, afinal, existe um tamanho de barriga normal durante a gravidez?

Como Tata citou em seu post, cada gestação é única e, de fato, não existe tamanho de barriga padrão. Cada corpo se transforma de uma maneira e em um ritmo próprio.

De acordo com o obstetra e especialista em reprodução humana, Rodrigo da Rosa Filho, o biotipo da gestante irá influenciar muito no tamanho e no formato. “O índice de gordura no subcutâneo é um fator determinante. Nas mais gordinhas, demora mais para aparecer a barriga de grávida. Nas magrinhas, aparece mais rapidamente”, explica o médico.

A musculatura abdominal também influencia. Quando gestantes têm músculos mais desenvolvidos, por exemplo, o útero não cresce para frente, e sim para cima e, nesse caso, a barriguinha demora um pouco mais para aparecer.

Além disso, outros fatores, como a quantidade de líquido amniótico e o lugar de implantação da placenta também irão influenciar no tamanho. Por isso, comparar mulheres com o mesmo número de semanas não faz sentido.

Ainda de acordo com o médico, é falso relacionar o formato da barriga com o sexo do bebê. Algumas variáveis podem influenciar nisso, como a posição do feto no útero. Se as costas do bebê estiverem paralelas às da mãe, a barriga tende a ficar mais arredondada.

Medição no pré-natal

médico medindo barriga de gestante
Crédito: shironosov/istockAltura uterina é medida com fita métrica na vertical

O que os médicos acompanham é a altura uterina, que começa a ser medida a partir da 20ª semana em consultas de pré-natal. Para isso, eles posicionam uma fita métrica na vertical, da parte superior do osso da púbis até o topo do útero. Essa medida é usada para avaliar o crescimento (ganho de peso) fetal durante a gravidez.

Após 20 semanas de gravidez, a medida da altura uterina frequentemente coincide com a idade gestacional (número de semanas de gestação), com uma margem de erro de 3 centímetros para mais ou para menos.

Por exemplo, se a gestante tiver na 27ª semanas, é esperado que a altura uterina seja de aproximadamente 27 centímetros.

Quando a altura uterina é incompatível com o esperado, o médico pode pedir um exame de ultrassom para investigar o que a causa e monitorar mais de a gravidez.

1 / 8
1
01:33
Secreção vaginal: quais são os tipos e o que eles indicam
Ter secreção vaginal é normal? A Dra. Marianne Pinotti, ginecologista e obstetra, fala sobre quais os tipos de secreção vaginal e …
2
02:27
Escolhas que trazem longevidade
Se você pudesse escolher viver até os 100 anos, o que você faria? O Dr. João Paulo Nogueira, médico e fundador …
3
02:11
É importante tomar a vacina da hepatite?
O que é hepatite? e qual a importância em se vacinar contra esta doença? O Dr. Gonzalo Vecina, médico e fundador …
4
02:10
Como cuidar da saúde dos olhos
A saúde dos olhos depende de algum fator específico? A história de que comer cenoura faz bem para a visão, …
5
02:15
Os 3 níveis de estresse infantil
Quais são os níveis de estresses que uma criança pode ter? Como eles são classificados? A Dra. Ana Escobar, pediatra e …
6
06:25
O que você precisa saber sobre o HPV?
Quais os sinais que indicam o HPV? E como se prevenir deste vírus? A Dra. Marianne Pinotti, ginecologista e obstetra, fala …
7
03:04
O que fazer para ter uma boa velhice?
Quais hábitos podemos ter para chegarmos bem a terceira idade? O Dr. João Nogueira, médico e fundador do Horas da Vida, …
8
02:29
A relação da diabetes com a visão
Qual a relação da diabetes com a visão? Existe algum sintoma na região ocular que indica diabetes? O Dr. Julio Abucham, …