Batata pode conter cura do câncer, acreditam cientistas
Batata possui substâncias que podem ajudar na prevenção e tratamento do câncer; entenda os motivos
Compostos presentes em batatas podem ser a chave para o combate ao câncer, acreditam pesquisadores poloneses. De acordo com o estudo, se consumida na quantidade correta, essas substâncias podem se tornar “ferramentas clínicas poderosas”. As descobertas foram apresentadas em Frontiers in Pharmacology.
Para chegar ao resultado, a equipe levou em conta uma série de evidências sobre glicoalcaloides – compostos abundantes não apenas na batata, mas também em tomates e berinjelas – o que levou a equipe envolvida na pesquisa a considerar que esses ativos poderiam se tornar primárias para o desenvolvimento de remédios , com a vantagem de ajudar os pacientes a evitar os efeitos colaterais dos tratamentos existentes.
5 substâncias presentes na batata que combatem o câncer
Durante o experimento, os cientistas se concentraram em cinco glicoalcaloides: solanina, chaconina, solasonina, solamargina e tomatina.
- Pesquisa revela fator que pode atrasar início de Alzheimer em 5 anos
- 10 belas estações de trem da Europa que valem a visita
- Disney On Ice estreia em POA com desconto especial na primeira noite!
- Medicamento pode prolongar a vida de pacientes com câncer de mama
Observou-se, por exemplo, que a solanina pode impedir que produtos químicos potencialmente cancerígenos se transformem em carcinógenos no corpo. Além disso, estudos em um tipo específico de célula de leucemia também mostraram que, em pequenas doses, a solanina é capaz de matá-las.
Já a chaconina, que possui propriedades anti-inflamatórias, apresentou potencial para tratar a sepse. Enquanto a solamargina atua na contenção das células cancerígenas do fígado.
Ainda segundo os resultados, a tomatina apoia a regulação dos ciclos celulares do corpo, ajudando o organismo a matar as células cancerígenas.
Isso tudo é em teoria porque não houve ainda testes em seres humanos para confirmar como essas substâncias agiriam em células cancerígenas.
“Cientistas de todo o mundo ainda estão procurando por drogas que serão letais para as células cancerígenas, mas ao mesmo tempo seguras para células saudáveis. Não é fácil, apesar dos avanços da medicina e do poderoso desenvolvimento de modernas técnicas de tratamento. É por isso que vale a pena voltar às plantas medicinais que foram usadas anos atrás com sucesso no tratamento de várias doenças”, disse a pesquisadora Magdalena Winkiel, da Universidade Adam Mickiewicz em Poznań.https://www.augusta.edu/