Bebê de 1 ano e 4 meses morre de complicações da covid no DF
A Secretaria de Saúde informou que a criança chegou ao hospital apresentando um quadro de pneumonia
Um bebê de 1 ano e 4 meses morreu de complicações de covid-19, enquanto esperava por um leito de UTI na rede pública de saúde do Distrito Federal. A criança deu entrada no pronto-socorro do Hospital da Região Leste (HRL), no Paranoá, na segunda-feira, 31, e faleceu no mesmo dia.
A Secretaria de Saúde informou que a criança chegou ao hospital apresentando um quadro de pneumonia e recebeu tratamento com antibiótico e oxigenação via cateter nasal.
Porém, o quadro evoluiu com instabilidade respiratória, sendo necessário ventilação não invasiva.
- Estudo aponta relação do autismo com cordão umbilical
- Onde explorar a riquíssima gastronomia portuguesa em Lisboa?
- Mais do que tempero, alecrim é eficiente para memória e muito mais
- Autismo: saiba motivo que leva ao aumento expressivo de casos da doença
Mais tarde, o bebê apresentou “piora abrupta” e teve uma parada cardiorrespiratória. Os médico tentaram reanimá-lo por 40 minutos, mas sem sucesso.
A pasta lamentou o ocorrido e afirmou que não houve desassistência à criança.
Segundo a Secretaria de Saúde, a morte foi causada por quadro respiratório agudo. O diagnóstico de covid-19 foi comprovado um dia após a morte da criança, na terça-feira, 1º.
Covid em crianças
Ao contrário do que se achava no início da pandemia, a covid-19 causa morte e sequelas graves em crianças, por isso, a necessidade de proteger aquelas com idades aptas para vacinação.
Até o momento, o Brasil soma 1.449 mortes de meninos e meninas de até 11 anos em decorrência do novo coronavírus e mais de 2.400 casos da Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P) associada à Covid-19.
“A vacinação desse público é estratégia importante para reduzir o número de mortes por conta da Covid-19 nessa faixa etária no Brasil, cujos indicadores são mais expressivos do que em outras nações”, defendeu a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).