Bebê nasce com anticorpos contra covid, após mãe ter a doença na gestação

Alta taxa de defesa da menina recém-nascida impressionou os médicos

A pequena Isabel Frango Fagundes já veio ao mundo com anticorpos contra covid-19. A mãe dela, a bancária Érika Frango Fagundes, contraiu a doença durante 35ª semanas a gestação. O caso aconteceu em Juiz de Fora, Minas Gerais.

Além de Érika, o marido e a outra filha do casal, de 3 anos, também foram diagnosticados com a doença em abril deste ano. Os três tiveram sintomas leves e não precisaram de internação.

A partir da descoberta do diagnóstico durante a gestação, Érika passou a ter um acompanhamento mais de perto com o obstetra. A preocupação era o quadro evoluir para a forma grave e causar alguma sequela no feto.

Bebê nasceu com alta taxa de anticorpos contra a covid-19, após mãe ter contraído a doença durante a gestação
Créditos: reprodução/TV Globo/MGTV2
Bebê nasceu com alta taxa de anticorpos contra a covid-19, após mãe ter contraído a doença durante a gestação

Isabel nasceu no dia 16 de maio e passou por uma bateria de exames. “Fizemos exames no coração, eletro, eco cardiograma, exame de sangue e entre eles esse que a gente sabe se ela tem o anticorpo”, contou a mãe ao G1.

Um exame feito a partir do material genético da mãe e da filha confirmou a presença de alta taxa de anticorpos no sangue das duas.

Ainda há dúvidas, no entanto, se a mãe apenas passou os anticorpos pra a filha através da placenta ou se o bebê chegou a ser infectado pelo coronavírus e desenvolveu anticorpos contra a doença.